7 de set. de 2012

JULGAMENTO MENSALÃO: Sem dúvidas: Ministros aceitam definitivamente a tese da existência do mensalão

BRASIL – Julgamento do Mensalão
Ministros aceitam definitivamente
tese da existência do mensalão
Pelas decisões proferidas até agora, pode-se concluir que a maioria dos Ministros do Supremo Tribunal Federal estão convencidos que o mensalão realmente existiu, houve desvio de dinheiro público, não se tratou de uma farsa, ou golpe dos conservadores contra o governo Lula e nem foi um mero caixa 2 de campanha

Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Plenário do STF durante o julgamento do mensalão nesta quinta-feira

Postado por Toinho de Passira
Texto de Merval Pereira
Fonte: Blog do Merval

Encerrada a segunda parte do julgamento do mensalão, há definições importantes que devem orientar o voto dos ministros nas demais etapas. É consensual que houve desvio de dinheiro público através da manipulação de licitação na Câmara dos Deputados e na Visanet do Banco do Brasil.

Há maioria já definida sobre a condição de fictícios dos empréstimos tomados pelas agências de Marcos Valério e pelo PT ao Banco Rural. Eles buscavam encobrir o desvio de dinheiro para financiamento político.

Será a partir dessas decisões já tomadas pela maioria dos ministros que o Supremo Tribunal Federal enfrentará as demais etapas do processo do mensalão.

Já não há mais espaço para alegações de que o que houve foi "apenas" caixa 2 eleitoral, uma "farsa" ou um golpe dos conservadores contra o governo popular de Lula.


*”Mensalão: premissas já estão dadas” - é o título original do texto de Merval Pereira
*Alteramos título, acrescentamos subtítulo, foto e legenda a publicação original

Nenhum comentário: