23 de set. de 2012

Geraldo enfrentará Humberto ou Daniel no 2ºturno

BRASIL – Recife – Eleição 2012
Geraldo enfrentará Humberto ou Daniel no 2ºturno
Geraldo chega a 34%, Humberto soma 22%, Daniel vai a 18% e Mendonça tem 4%, revela pesquisa DiarioData Associados

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Blog de Josué Nogueira - Diário de Pernambuco

Geraldo Julio, candidato a prefeito do Recife pelo PSB, subiu 20 pontos percentuais desde 20 de agosto, quando foi feita a primeira pesquisa e está agora com 34% nas intenções de voto (na estimulada). É o que revela a segunda rodada da pesquisa DiarioData Associados, publicada pelo Diário neste domingo.

Na sondagem estimulada, Humberto Costa, do PT, perdeu 3 pontos e está agora com 22%, o tucano, Daniel Coelho, subiu 10 pontos, e está agora com 18%, empatado com Humberto dentro da margem de erro. Por sua vez, o democrata Mendonça Filho, perdeu 11 pontos e está agora com módicos 4%.

Como se pode observar enquanto Humberto e Mendonça perdem eleitores, Geraldo e Daniel ganham novos adeptos.

A subida de 20 pontos do socialista pode estar relacionada com a redução dos eleitores indecisos, do voto em branco e dos nulos. Em agosto eles somavam 35%, agora totalizam 22%. Pela lógica, neste naco, os candidatos ainda podem buscar perto de 10%, dos que podem deixar a dúvida ou o descaso, optando por alguma das candidaturas.

A campanha caminha para o segundo turno e a disputa pela segunda vaga se dá entre os candidatos do PT do PSDB. A diferença entre os dois é de 4 pontos, ou seja, estão tecnicamente empatados.

No levantamento espontâneo, Geraldo Julio também está em primeiro lugar com 32%; Humberto Costa, tem 18%; Daniel soma 16% e Mendonça 2%.

Há que se destacar que a primeira rodada da pesquisa DiarioData ouviu eleitores antes do início do guia eleitoral. Esta segunda, foi feita após um mês de exibição do programa eleitoral de TV e rádio.

Considerando apenas os votos válidos:

A segunda rodada da pesquisa Diariodata Associados levando em consideração apenas as intenções de votos válidos da pesquisa estimulada, constatou-se que se a eleição fosse hoje, Geraldo Julio, candidato a prefeito do Recife pelo PSB, teria 44% dos votos; Humberto Costa (PT) ficaria com 28%, Daniel Coelho (PSDB) chegaria com 23% e Mendonça Filho com 5%.

Nesta avaliação, são desconsiderados os votos em brancos, nulos, eleitores indecisos, e os que dizem não querer votar em ninguém.


* Os demais candidatos: Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU), Roberto Numeriano (PCB) e Esteves Jacinto (PRTB) – impugnado e substituído pelo vice, Douglas Sampaio – não pontuaram na pesquisa estimulada.

Nenhum comentário: