27 de set. de 2012

DATAFOLHA: Geraldo Julio cada vez mais perto de uma vitória no primeiro turno

BRASIL – Recife – Eleição 2012
DATAFOLHA: Geraldo Julio cada vez
mais perto de uma vitória no primeiro turno
Humberto Costa, está cada vez mais distante de participar de um eventual Segundo turno, com Daniel Coelha firmando-se na segunda posição

Captura de video

Postado por Toinho de Passira
Fonte: G1 - Pernambuco

O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (27), a quarta pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura do Recife neste ano.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo".

Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 12 de setembro, Geraldo Julio foi de 34% para 42% e Daniel Coelho passou de 19% para 22%. Já Humberto Costa foi de 23% para 17%.

Veja os números do Datafolha, considerando os votos válidos:

Geraldo Julio (PSB) - 47% dos votos válidos
Daniel Coelho (PSDB) - 25%
Humberto Costa (PT) - 19%
Mendonça (DEM) - 5%
Edna Costa (PPL) - 2%
Jair Pedro (PSTU) - 1%
Roberto Numeriano (PCB) - 1%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.


O Datafolha testou dois cenários para o segundo turno. Em um confronto entre PSB e PT, Geraldo Julio teria 59% das intenções, enquanto Humberto Costa ficaria com 28% dos votos. Se a disputa fosse entre PSB e PSDB, Geraldo Julio teria 51% dos votos e Daniel Coelho, 38%.

Ou seja, para Geraldo Júlio, um segundo turno contra Humberto Costa é mais confortável, que com Daniel Coelho, enquanto o petista perderia por 31 pontos percentuais, o tucano, perderia por 23 pontos.

O que pesa e desengana Humberto é o alto índice de rejeição: segundo o Datafolha, entre os entrevistados, 43% disseram que não votariam em Humberto Costa, enquanto 18% rejeita Geraldo Julio e 17%, Daniel Coelho.

Captura de video


Nenhum comentário: