12 de set. de 2012

O tubarão levou a pior

BRASIL – Pernambuco – Fernando Noronha
O tubarão levou a pior
Cena rara no mar de Noronha: mero engole tubarão!

Foto: Sandro Rodrigues/ All Algle

O tubarão ainda está vivo na boca do mero, mas sem chances de escapar

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Blog Viver Noronha

O tubarão é o topo da cadeia alimentar no oceano, sempre o vilão, sempre o devorador. Mas em toda regra há exceções. Se você reparar bem, este mero, conhecido com peixe dócil e inofensivo, transformou um tubarãozinho em refeição.

A blogueira Ana Clara Marinho, diz no seu blog que o registro foi feito pelo fótógrafo Sandro Rodrigues, da empresa All Angle, em Fernando de Noronha.

O pesquisador Léo Vera avaliou o registro:

“Existe uma regra que nos oceanos é literal. Tamanho é documento. Se mexeu e coube na boca de alguém é comida” explica Veras.

Ele diz ainda que isso vale para todos os habitantes dos oceanos, inclusive os tubarões que estão no topo da cadeia alimentar.

“Enquanto jovem e pequeno um tubarão pode vir a ser a presa de animais maiores” explica.

“A foto retrata esta realidade, quando um mero adulto devora um tubarão dos recifes juvenil. Este raro momento só foi possível ser registrado em função do tubarão ter ficado atravessado na mandíbula do mero e estar tentando escapar” avalia.

O pesquisador explica ainda que o mero possui um tipo especial de “boca armadilha”, com via de mão única para o estomago. E não deu pro “tuba’. Vale de lição, até o tubarão tem seu dia o dia de vítima. Esse aí virou almoço!

Foto: Sandro Rodrigues/All Angle

A vítima, um minuto antes do ataque


Nenhum comentário: