2 de ago. de 2013

O ex-espião da CIA ganhou asilo temporário na Rússia

RÚSSIA – ESTADOS UNIDOS
O ex-espião da CIA ganhou asilo temporário na Rússia
O americano, ex-consultor dos serviços de inteligência dos EUA, procurado pelas autoridades americanas após ter vazado informações sobre os programas de monitoramento de telecomunicações do governo federal. Está asilado temporariamente no território russo, longe do alcance das autoridades americanas. A decisão de Moscou pode mudar a abordagem da política americana, na tentativa de aproximação com Putin.

Foto: Associatede Press

Advogado russo Anatoly Kucherena exibe o passaporte temporário emitido pelos russos que permitir Edward Snowden atravessar a fronteira da Rússia depois de ficar retido no aeroporto de Moscou. No documento o seu nome em cirílico: Сноудена

Postado por Toinho de Passira
Fontes:  Life News, G1, Reuters, Publico, US News, The Guardian

O ex-agente da Cia Edward Snowden obteve da Rússia, nesta quinta-feira concessão de um asilo temporário, com validade de um ano, fornecendo um passaporte provisório, o seu passaporte americano foi cassado pelo governo dos EUA, permitindo que ele deixasse a área de transito do aeroporto de Moscou, onde estava retido, por falta de documentação, há mais de um mês.

A Casa Branca não demorou em expressar contrariedade e consternação, logo que foi noticiado que o asilo temporário para Snowden. O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que os EUA estavam "extremamente desapontados" com a decisão, até porque acredita que ela foi provavelmente tomada pessoalmente pelo presidente Vladimir Putin.

Deu a entender também, que Barack Obama pode cancelar uma reunião bilateral com Putin em setembro, quando o presidente dos EUA, estará na Rússia para a cúpula do G20, onde seriam tratados temas de interesses bilateral, como o desarmamento, a crise da Síria, as negociações com o Ira, entre outros.

Foto: Susan Walsh/Associated Press

Jay Carney, o porta-voz: Washington desapontado com a decisão de Putin

O porta voz acrescentou que Snowden tinha chegado na China e na Rússia, levando consigo milhares de documentos norte-americanos top-secrets.

"Simplesmente a posse desse tipo de informação classificada altamente sensível fora das áreas seguras é ao mesmo tempo um risco enorme e uma violação”

Enquanto isso, Snowden saiu do aeroporto de Sheremetyevo na quinta-feira à tarde. Seu advogado, Anatoly Kucherena, disse que o serviço de migração federal da Rússia lhe havia concedido asilo temporário por um ano. Snowden tinha deixado o aeroporto para ficar em um local não revelado com expatriados americanos, acrescentou.

Putin não fez nenhum comentário imediato. Mas ao que parece, após ter pesado os pós e contras por algumas semanas, decidiu que a repercussão positivas internas e externas de seu gesto, superam eventuais repercussões desagradáveis dos EUA.

Aposta também, que Obama, que tem tanto interesse quanto ele, na reunião bilateral, daqui para setembro, vai moderar o tom, e acabar participando da reunião.

Foto: Life News/Ru

O site de notícias russo "Life News" publicou uma foto do ex-agente norte-americano Edward Snowden deixando o aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, na Rússia, ao lado de de Sarah Harrison, do WikiLeaks, e do advogado Anatoly Kucherena, responsável por sua defesa na Rússia.

Em um comunicado divulgado pela WikiLeaks, Snowden agradeceu as autoridades russas e acusou os EUA de se comportar de forma ilegal.

"Nos últimos oito semanas temos visto a administração Obama não mostram respeito pelo direito internacional ou nacional, mas no final a justiça está sendo feita. " E acrescentou:

"Agradeço a Federação Russa por me conceder asilo, de acordo com suas leis e obrigações internacionais."

Autoridades de segurança disseram Snowden atravessaram oficialmente a fronteira com a Rússia a partir da zona de trânsito do aeroporto em cerca de 15:30 hora local. A Rússia, aparentemente, não havia informado aos EUA da decisão com antecedência.

O advogado Kucherena se recusou a fornecer o destino de Snowden, por preocupações de segurança. "Uma vez que ele é a pessoa mais caçado do mundo...”

Comentou também que de agora em diante o ex-espião está por conta própria, sem a proteção e contatos com autoridades russas, além daquelas obrigatórias de um asilado. Será ele que vai escolher o local do domicilio, e tomará as providências necessárias a sua segurança.

Putin já havia dito repetidamente que para permanecer na Rússia, Snowden devem parar as atividades de vazamento de documentos que prejudiquem os Estados Unidos.

Seu advogado sugeriu que novas revelações que vem sendo publicadas pelo jornal britânico The Guardian, são de documentos que Snowden havia entregue aos jornalistas, antes de Putin fazer as exigências.

Foto: Reuters

Putin fez ouvido de mercador aos apelos norte americanos

A decisão da Rússia encorajou a oposição republicana que tem considerado as tentativas de Obama para melhorar as relações com Putin como ingênuas e inapropriadas. Em um comunicado em seu site, o senador John McCain disse: "A ação do governo russo, hoje, é uma desgraça e um esforço deliberado para embaraçar os Estados Unidos. É um tapa na cara de todos os americanos. Agora é a hora de repensar fundamentalmente nosso relacionamento com ele.. Putin da Rússia. "

A pesquisas mostram que 43% dos russos apoiou a concessão de asilo Snowden e 51% aprovavam suas atividades denúncia de irregularidades. O advogado do americano disse ter recebido inúmeras ofertas de cidadãos russos disponibilizando moradia, proteção e dinheiro, bem como de mulheres interessadas romanticamente em Snowden.

Pavel Durov, o fundador da rede social mais popular da Rússia, VKontakte, ofereceu publicamente emprego ao espião, como programador na rede, em um post em sua página no VKontakte na quinta-feira.

Nenhum comentário: