8 de ago. de 2013

Barack Obama cancela encontro com Vladimir Putin,
por conta do asilo político ao ex-espião Snowden

ESTADOS UNIDOS- RÚSSIA
Barack Obama cancela encontro com Vladimir Putin,
por conta do asilo político ao ex-espião Snowden
Era uma decisão esperada há uma semana, mas a confirmação oficial só chegou nesta quarta-feira. O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai viajar para a Rússia em Setembro, para uma cúpula do G20 em São Petersburgo, mas não se reunirá com Putin em Moscou antes do evento, como está previsto. Motivo: a Rússia concedeu asilo temporário ao agente da CIA, Edward Snowden na semana passada, rejeitando os apelos dos EUA para extraditá-lo..

Foto: Jason Reed/Reuters.

Porta-voz da Casa Branca diz que 'decepcionante decisão' – do asilo político - motivou o cancelamento da reunião, por parte do presidente Obama

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Estadão, Reuters, The Washington Post, BBC Brasil, Público

O presidente dos EUA, Barack Obama, cancelou nesta quarta-feira seu encontro agendado com seu par russo, Vladimir Putin, após a decisão de Moscou de oferecer asilo ao ex-funcionário da CIA (Agência de Inteligência Americana) Edward Snowden - evidenciando a crise entre as duas potências.

Segundo a Casa Branca, o asilo concedido a Snowden, que delatou à imprensa um sistema secreto de monitoramento de informações pessoais, aprofundou tensões bilaterais pré-existentes.

O Kremlin se disse "decepcionado" com o cancelamento do encontro bilateral, marcado para setembro, e afirmou que o convite ao diálogo permanece.

As relações entre Washington e Moscou já não andavam bem por conta de divergências diversas - a começar pelo apoio russo à Síria, envolta em uma guerra civil -, antes mesmo de Snowden fugir à Rússia, ressalta o analista de diplomacia da BBC, Jonathan Marcus.

Assim, segundo ele, a questão Snowden é um sintoma de uma crise mais ampla entre os países, apesar das tentativas de Obama, em seu primeiro mandato, de iniciar uma nova relação com Moscou.

"Os países não têm mais poder equivalente e até agora não encontraram formas de cooperar em termos que beneficiem ambos", aponta Marcus.

Charge: Steve Breen - San Diego Union-Tribune (USA)

'FORMAS DE COOPERAR'

Em comunicado para anunciar o cancelamento do encontro bilateral, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, citou "a falta de progresso (no diálogo mútuo) em temas como sistemas de defesa e controle de armas, relações comerciais, segurança global e direitos humanos".

Ele também disse que os EUA se "decepcionaram" com o asilo dado a Snowden.

"Acreditamos que será mais construtivo adiar o encontro até que tenhamos mais resultados em nossa agenda compartilhada", disse Carney.

O encontro entre Obama e Putin era previsto para setembro, quando Obama viaja à Rússia para a reunião econômica do G20 (grupo dos países mais ricos), na qual já confirmou presença.

Mas o encontro deve se tornar um cenário incômodo justamente por conta das divergências Moscou-Washington.

Foto: Reprodução

Obama com Joy Leno, no programa The Tonight Show: críticas a Moscou

'NÃO TENHO PACIÊNCIA'

A decisão de cancelar a reunião com Putin ocorre um dia depois de Obama ter dado entrevista ao programa de TV americano The Tonight Show, em que criticou uma recente lei antigay aprovada na Rússia.

"Não tenho paciência com países que tratam gays e lésbicas ou transgêneros de forma intimidativa ou prejudicial", disse Obama.

O último encontro entre os dois presidentes foi em junho, por conta da conferência do G8 na Irlanda do Norte.

Snowden, ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA e ex-funcionário da CIA, vazou em junho aos jornais The Guardian e The Washington Post documentos e detalhes sobre como a NSA tem acesso a dados sobre telefones e e-mails enviados ao redor do mundo.

Por meio do sistema, agentes da NSA teriam acesso direto a servidores de nove grandes empresas da internet, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Yahoo, Skype e Apple.

Snowden fugiu de sua casa no Havaí rumo a Hong Kong e, depois, à Rússia. Nos EUA, ele é acusado de espionagem.

Após passar um mês em uma área de trânsito do aeroporto de Moscou - enquanto os EUA pressionavam países a não lhe conceder asilo -, ele obteve a concessão por um ano na Rússia.

Foto: Reuters

Putin continua divertindo-se com o fato dos americanos, que sempre cobraram de Moscou, estarem sendo acusados de violação de privacidade e direitos humanos

GUERRA FRIA

No Kremlin, o assessor especial de Putin, Yuri Ushakov, indicou ser hipócrita a promessa de Obama de manter com a Rússia uma relação em bases igualitárias. Mas assinalou estar o convite a Obama ainda em pé, assim como a vontade de Moscou de construir uma parceria com os EUA em questões bilaterais e multilaterais. "Está claro que essa decisão está relacionada à situação do ex-funcionário dos serviços especiais dos EUA, Snowden, que não fomos nós quem criamos", disse". "Esse problema sublinha o fato de os EUA não estarem ainda prontos para uma relação em bases iguais", completou, logo depois de ter recebido a comunicação formal sobre o cancelamento da visita das mãos do embaixador americano em Moscou, Michael McFaul.

A perguntas que não quer calar: se fosse um espião russo, pedindo asilo aos americanos depois de dedurar uma colossal sacanagem do Serviço Secreto da Rússia, os americanos o deportaria?

Nenhum comentário: