14 de nov. de 2011

BRASIL: Dilma se arretou de vez com Jobim

04/08/2011

BRASIL
Dilma se arretou de vez com Jobim
Jobim comanda a Defesa há quatro anos, mas não irá muito longe. Talvez o mais tardar amanhã será ex-ministro. Nas últimas semanas ocupou o noticiário dizendo que não votou na presidenta, nas ultimas eleições, disse que a companheira Ministra Ideli Salvati era fraquinha e outras cositas a mais. Em paralelo Dilma tomou conhecimento, que o Ministério da Defesa, há dois anos, vem vestindo o exercito brasileiro com fardas fabricadas na China. Foi à gota d’água.

Foto: Reuters

Bye, Bye Jobim

Postado por Toinho de Passira
Fontes:Reuters , Folha de São Paulo, O Globo, Veja Abril

Segundo a agência de notícias Reuters, o ministro Nelson Jobim, vai ser convidado a sair do governo, naquele estilo pediu demissão porque mandaram. O principal motivo foi uma série de declarações polêmicas do ministro, que está falando como uma comadre irresponsável nos últimos tempos.

A gota d’água foi uma entrevista de Jobim à revista Piauí que estará nas bancas nesta semana. O jornal Folha de São Paulo antecipou, que Jobim disse à revista entre outras coisas que a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, "é fraquinha" e que Gleisi Hoffmann, titular da Casa Civil, "nem sequer conhece Brasília".

Jobim está no Amazonas para a criação de um plano de segurança de fronteiras em conjunto com a Colômbia e deve retornar a Brasília no final da tarde, informou a assessoria do Ministério da Defesa.

As declarações divulgadas nesta quarta-feira foram as últimas de uma série de desconfortos públicos entre Jobim e o governo.

Em junho, durante as comemorações de 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Jobim fez um discurso no qual elogiou FHC, disse que "hoje os idiotas perderam a modéstia" e que atualmente tinha que tolerá-los(muita gente achou que ele estava falando de Lula).

Na semana passada, Jobim reconheceu em entrevista à Folha ter votado no tucano José Serra para a Presidência da República, no ano passado.

Ninguém sabe qual é a de Jobim, pois a cada frase polêmica ele volta atrás num morde a assopra que vinha funcionando, mas que parece agora ter chegado ao fim.

Por exemplo, agora ele disse em nota, que tenha criticado a Ministra Ideli Salvati:

"Em momento algum fiz referência a ela dessa natureza", disse ele, segundo nota do Ministério da Defesa.

Na segunda-feira, em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, ele disse, que apesar de ter votado em José Serra, ter "prazer" no cargo e rasgou elogios à presidente Dilma Rousseff:

"A presidente Dilma é extraordinária. Minha relação com ela é ótima. Ela tem uma grande visão de Estado, uma visão de futuro", disse.

Não se fez ainda uma associação direta, mas antes de ter falado a verdade sobre Ideli, Jobim já sabia que iria sucumbir. Dilma no começo dessa semana, soube que o ministério de Jobim estava comprando os uniformes, e o tecido para confecção das fardas das forças armadas, na China.

A notícia pegou de surpresa a presidente Dilma Rousseff, que foi informada da vantagem chinesa pelo setor produtivo justamente no dia em que ela anunciava o programa Brasil Maior para estimular a indústria nacional e garantir à produção brasileira espaço nas licitações públicas.

Dados do pregão eletrônico do Exército indicam que, em 2009, foram comprados 110 mil metros de tecido para fabricação de fardas. Este número saltou 318,2%, para 460 mil metros, em 2010. O processo de licitação de 2011 ainda não terminou, mas as empresas nacionais estão preocupadas. As compras de fardas importadas, basicamente uniformes camuflados, correspondem a R$ 100 milhões para as três Forças, segundo o Ministério da Defesa.

Nos bastidores Jobim também está irritado com Dilma, pois, apesar de todo o seu lobby, a presidenta, nem toca no assunto de comprar os aviões de caça franceses, um "negocio suspeito" de alto interesse do Ministro.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente já teve acesso à íntegra da reportagem da revista Piauí com o ministro. Dizem que quando nesta manhã Dilma se reuniu com Ideli e Gleisi, a cabeça de Jobim já estava na bandeja.


Nenhum comentário: