27 de abr. de 2013

Sir Winston Churchill na próxima cédula do Bank of England

INGLATERRA – Homenagem
Sir Churchill na próxima cédula do Bank of England
O lendário primeiro Ministro britânico estampará a nota de 5 libras, que estará em circulação a partir de 2016

Imagem do Bank of England

“Não tenho nada para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor”.- transcrito, na nota a famosa frase de Churchill

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Bank of England, Daily Mail, The Guardian, The Telegraph

O Banco da Inglaterra divulgou nesta sexta-feira (26) as primeiras imagens de uma nova nota de 5 libras que vai homenagear o estadista britânico Winston Churchill. A nota, que está prevista para entrar em circulação apenas em 2016.

Churchill foi primeiro-ministro do Reino Unido em duas ocasiões, nos períodos de 1940-1945 e 1951-1955. Ele foi responsável por comandar e defender o país durante a Segunda Guerra Mundial, e também recebeu o prêmio Nobel de literatura em 1953. Churchill é considerado um dos mais importantes estadistas da história do Reino Unido.

As notas britânicas mostram a imagem da rainha Elizabeth 2º em todas as cédulas. No outro lado, imagens de personalidades nacionais se alternam a cada 10 ou 20 anos. Churchill irá substituir a imagem da reformista social Elizabeth Fry. Isaac Newton, William Shakespeare e Charles Darwin, entre outras personalidades, já foram ou estão estampadas nas notas de libra.

Churchill, moeda de cinco shilling, no verso da esfinge da jovem rainha Elisabeth II, 1965
O projeto inclui um retrato de Winston de Westminster e a Torre Elizabeth com vista sobre a ponte de Westminster.

Os ponteiros do relógio da torre, o lendário Big Ben, estará marcando 15 horas, o horário aproximado em 13 de maio de 1940, quando Winston Churchill, num discurso na Câmara dos Comuns declarou: “Não tenho nada para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor”. Esta declaração aparecerá ao pé do retrato do estadista, na nota.

Por fim, ao fundo, uma imagem da medalha representativa do Prêmio Nobel de Literatura, que lhe foi concedido em 1953 para a literatura, juntamente com o texto da citação prêmio: "pela sua mestria na descrição histórica e biográfica, bem como pela brilhante e veemente oratória em defesa dos valores humanos."

Qualquer cidadão pode apresentar ao Banco de Londres, sugestões para personalidades diversas figurar nas cédulas inglesas, embora o banco não esteja obrigado a aceitar as indicações, principalmente por seu princípio escolher apenas personalidades que tiveram uma "contribuição indiscutível na sua área específica de trabalho."

A lista de sugestões atual inclui Princesa Diana, os Beatles, o poeta William Blake e naturalista Sir David Attenborough. Supreendentemente Lady Margareth Thatcher não está incluída na lista de sugestões públicas.

Essa é a segunda vez que ele aparecerá no dinheiro britânico. Foi o primeiro plebeu a ser retratado em moeda corrente no Reino Unido, em 1965, como uma moeda de cinco shilling.

Perguntado por que só agora o Sir Winston Churchill estava sendo homenageado, o presidente do Banco da Inglaterra, Sir Mervyn Allister King, disse que ele é a figura mais contemporânea a aparecer em qualquer nota. "Normalmente, nós deixamos que um período mais longo de tempo passe antes que a personalidade seja escolhida”.

"A primeira figura histórica a aparecer em uma nota do banco foi somente em 1970”.

Durante esse tempo quinze figuras históricas se reversam Churchill é apenas a segunda figura do século 20, a receber a homenagem.

Nenhum comentário: