19 de abr de 2013

Revista Time reconhece Ministro Joaquim Barbosa entre as 100 pessoas mais influentes do mundo

BRASIL
Revista Time reconhece Ministro Joaquim Barbosa
entre as 100 pessoas mais influentes do mundo
O presidente do STF está classificado na categoria “pioneiro”. Na categoria artista, outro brasileiro, o Chef Alex Atala

Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF

— Gostei. Me senti, claro muito honrado, acho que é uma honra muito grande para este tribunal, para a jurisdição constitucional no Brasil. Quanto a mim, extremamente feliz e honrado. Achei muito bom. Fiquei muito feliz, lisonjeado, muito honrado, alegre.- disse Barbosa comentando a notícia

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Times – Joaquim Barbosa, Times – Alex Atalia, Terra, O Globo

A máscara do ministro foi uma das mais vendidas no Carnaval deste ano
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, foi eleito pela revista americana Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em sua lista anual, publicada nesta quinta-feira, Barbosa figura entre os destaques da categoria "Pioneiros".

A publicação destacou o trabalho de Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão e sua recente chegada à presidência do STF, inédita para um negro no Brasil. “Em face de uma longa tradição de corrupção tolerada judicialmente, ele (Barbosa) supervisionou um julgamento histórico envolvendo um esquema de U$ 35 milhões em compra de votos que, no ano passado, condenou muitos dos colaboradores mais próximos de Lula”, disse o artigo sobre o ministro.

Ainda segundo a revista, o que coloca Joaquim Barbosa entre as pessoas pioneiras é o fato de um juiz federal ter se tornado uma pessoa aclamada pelo público. A publicação destaca o fato de o brasileiro ter adotado a máscara do ministro como adereço carnavalesco, o que seria uma forma de reconhecimento.

“Os brasileiros escolheram as máscaras como sinal de homenagem. Eles homenagearam Barbosa, porque um país que importou mais escravos do que qualquer outro nas Américas e onde cerca de metade dos 195 milhões de pessoas se identificam como negros ou pardos, ele simboliza a promessa de um novo Brasil, que se compromete com a multiculturalidade e igualdade.”

Foto:Divulgação

Chef Alex Atala, fascinando o continente.

Além dos pioneiros, a revista dividiu pessoas influentes em outros quatro grupos: líderes, artistas, ícones e titãs. O chef Alex Atala é o outro brasileiro presente na lista, na categoria “Artistas”. De acordo com a revista, “sua filosofia de utilização de ingredientes nativos brasileiros na alta gastronomia tem fascinado o continente”.


Nenhum comentário: