Quem não se comunica... A tropa de comunicadores da campanha de Eduardo Campos
BRASIL – Pernambuco – Eleição 2014 Quem não se comunica... a tropa de comunicadores da campanha de Eduardo A reportagem de Bruna Serra para o Jornal do Commercio: “Rumo a 2014, Eduardo Campos recruta um time de pesos pesados em comunicação para dar suporte à sua candidatura presidencial” Foto: Leo Caldas/Editora Globo Postado por Toinho de Passira Maior arma de uma disputa eleitoral, responsável por vitórias marcantes e derrotas inesquecíveis, a comunicação é a alma de qualquer campanha. Experiente que é em disputas majoritárias, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), está se cercando de profissionais especialistas nas mais diversas áreas da comunicação para enfrentar a presidente Dilma Rousseff (PT) nas urnas. Ciente de que o jogo está começando antecipado em mais de um ano, o pernambucano articula a montagem de um quartel-general de comunicação. A ideia é monitorar as ações do governo petista, o que amplia a possibilidade de explorar as falhas cometidas pela presidente Dilma Rousseff (PT), bem como sua relação com os partidos da base, que o governador julga desgastada. Pescar os insatisfeitos é a meta do momento estabelecida pelo presidenciável socialista. Do escritório também será possível avaliar quais são os momentos mais oportunos para que o governador desembarque em Brasília e apareça destacando sempre posições que gerem ainda mais alvoroço na coalizão comandada por Dilma Rousseff. No comando das estratégias de comunicação estão perfis diferenciados de profissionais que já trabalham com o governador e têm inserção no cenário nacional. O queridinho é o argentino Diego Brandy, que conta com a total confiança do chefe e coordenou a campanha do prefeito Geraldo Julio (PSB) no Recife ano passado. Foto: Nando Chiappetta/Diario de Pernambuco A dupla Duda Mendonça - que foi o mentor do sucesso "é só você querer e o amanhã assim será. Bate o pé e diga Lula, eu quero Lu-lá" - e o sociólogo Antônio Lavareda, que ganhou fama nas campanhas do PSDB, também estão na equipe de Campos. Foto: Divulgação O "mago" envolto em mistério
Ao que parece, Diego Brandy é um homem para se ter no rol de amigos. Uma simples pergunta sobre o mago e qualquer interlocutor franze a testa deixando claro não ter qualquer informação.
Brandy abraçou a causa socialista com fervor. Atuou como a principal mente a planejar a campanha do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Deixou de ser apenas um pesquisador e foi alçado a marqueteiro. Acompanhou o atual prefeito como um pai durante todo o processo eleitoral. Fontes afirmam que foi ele o primeiro a ser consultado quando Campos ainda estava na fase de escolha do secretário que iria disputar a eleição municipal. Entretanto, Brandy e Campos estão num momento de afastamento. O governador considerou que a eleição de Geraldo, eleito com 51%, poderia ter sido por uma margem mais ampla. E Diego teve seu trabalho colocado em xeque. Desde que o governador tornou-se presidenciável, Brandy figura nas colunas políticas mais prestigiadas. Pipocam notas a seu respeito nos veículos dos grandes grupos de comunicação do Brasil. Todas o apontam como "o mestre" do socialista. Cada passo de Eduardo Campos é acompanhado por pesquisas de opinião. Desde uma simples ordem de serviço - como foi o caso da que determinou o início das obras de navegabilidade do Rio Capibaribe - até o "day after" da decisão de intermediar a negociação dos royalties junto aos governadores brasileiros. Todos os passos acompanhados com lupa pelo argentino de barba grisalha, cabelos lisos e óculos redondo de aro tartaruga. Ter Diego Brandy dedicado a uma campanha eleitoral que não envolva candidatos do gosto do governador é como tentar comprar uma bolsa da grife francesa Hermés. Significa enfrentar uma fila de espera interminável e desembolsar cifras estratosféricas. O produto final, dizem as pessoas próximas, não tem como resultar em frustração, embora alguns socialistas destilem que após a campanha de Geraldo, ele foi aprovado pelo chefe "com nota sete". Chegada de Lavareda abre disputa interna Apesar da extensa equipe que está sendo montada para dar respaldo de comunicação a campanha presidencial de Eduardo Campos, dois homens serão os principais responsáveis pela condução dos trabalhos: o sociólogo Antônio Lavareda e o pesquisador argentino Diego Brandy. A grande questão do momento é a disputa interna que se estabeleceu entre os dois, que se desdobram para agradar o chefe. Antônio Lavareda entregou há duas semanas a Eduardo Campos uma pesquisa extensa, onde brasileiros de todos os Estados foram ouvidos e avaliados por especialistas em comportamento e neurociência. Esses dois últimos itens são uma "novidade" que o sociólogo trouxe para o processo de escuta da população, onde são analisados gestos e expressões, identificando semblantes de insegurança ou confiança, por exemplo. "O governador ficou muito satisfeito com o resultado", relatou uma fonte palaciana. O novo método da pesquisa apresentada por Lavareda consiste em colocar eletrodos em regiões do cérebro dos dispostos a participar da sondagem. Em seguida, apresenta-se um vídeo ou um pronunciamento dos candidatos e assim é medido o que chama mais atenção nas falas, reações mais comuns. Foto: Divulgação Brandy, apesar de ser mais próximo do governador, com já foi dito, teve seu trabalho colocado em xeque quando assumiu a campanha de Geraldo Julio como marqueteiro, chefe da comunicação e apesar de vitorioso, obteve um resultado eleitoral, aquém do esperado por Eduardo Campos que esperava ver o afilhado eleito com um percentual maior do que os 51% . |
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