19 de abr. de 2013

Boston: Força de Segurança caçam terrorista checheno nas ruas

ESTADOS UNIDOS – Atentado Boston
Força de Segurança caçam terrorista checheno nas ruas
Pelas ruas de Boston as milhares de integrantes das Forças de Segurança empreendem uma verdadeira caçada humana em busca do um dos irmãos terrorista, após o mais velho ter sido morto em confronto

Foto: Eric Thayer?The New York Times

Polícia americana faz grande operação para capturar suspeitos de atentado

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Reuters , The New York Times, Washington Post, Veja

Milhares de policiais realizam uma megaoperação em Boston desde a madrugada desta sexta-feira em busca de Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, identificado como um dos dois supostos autores do atentado a bomba durante a Maratona de Boston, na segunda-feira, que deixou três mortos e mais de 170 feridos.

O sistema de transporte da cidade permanece paralisado, com os serviços de metrô, ônibus e trens interrompidos, e as autoridades remendaram às pessoas que não saiam de casa.

"Fiquem em casa com suas portas trancadas", disse o governador de Massachusetts.

O irmão mais velho de Dzokhar, cujo nome, segundo a mídia americana, seria Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, chamado pela polícia de "suspeito número 1", morreu durante uma perseguição na cidade de Watertown, a dez quilômetros de Boston, ainda na noite de quinta-feira. De origem chechena, eles estariam morando nos Estados Unidos há cerca de dez anos.

Foto: Reuters/AFP/FBI

Tamerlan Tsarnaev, morto ontem a noite, e Dzhokhar Tsarnaev, foragido, os irmãos terroristas que realizaram o atentado durante a Maratona de Boston

Segundo o serviço russo da BBC, Dzhokhar Tzarnaev teria mudado da Chechênia para um país na Ásia Central, provavelmente o Quirguistão, de onde partiu para o Daguestão (república russa situada na região do Cáucaso) e, de lá, para os Estados Unidos.

Ainda segundo a BBC, não há informações concretas sobre a procedência de Tamerlan.

A perseguição aos dois homens começou na noite de quinta-feira, depois que a polícia foi acionada em decorrência de um incidente no campus da Massachusetts Institute of Technology (MIT), em que um policial morreu.

Durante a perseguição policial, os suspeitos, que estavam em um carro, jogaram explosivos e atiraram contra os carros da polícia.

Segundo o porta-voz da polícia Edward Davis, na troca de tiros, Tamerlan morreu e Dzhokhar conseguiu fugir.

A polícia, então, lançou uma megaoperação de busca na região e pediu aos moradores de Boston e arredores que não saiam de casa.

Todos os serviços de transporte público na região estão suspensos.

"Não abram a porta de suas casa para estranhos, a menos que seja um policial", alertou Davis, acrescentando que o homem foragido está armado e representa um perigo para a população.

Em entrevista à BBC, um residente de Watertown relatou momentos de medo quando ouviu fortes explosões e trocas de tiros em frente ao seu prédio na noite de quinta-feira.

Kristian Tuinzing disse que uma das balas trocadas entre policiais e os suspeitos atravessou a parede de seu quarto, perfurou um calendário pendurado na parede e foi parar em cima da sua cama.

Foto: Elise Amendola/AP

Ruas de Boston desertas, moradores orientados a ficar em Casa.


Nenhum comentário: