26 de nov. de 2009

SUIÇA: Justiça libertará Roman Polanski, sob fiança

SUÍÇA
Justiça libertará Roman Polanski, sob fiança
Os juízes acreditam que o cineasta não fugirá devido a fiança cobrada. Sarkozy está por trás da libertação de Polanski, segundo a própria família do diretor

Fontes: NBC - Los Angeles, TVI24, Reuters

Um tribunal suíço aprovou nesta quarta-feira a libertação, mediante fiança de 4,5 milhões de francos suíços (8 milhões de reais), do cineasta Roman Polanski, que lutava contra uma extradição para os Estados Unidos por causa de uma acusação de pedofilia na década de 1970.

"O tribunal considerou que a fiança oferecida por Polanski, junto com outras medidas de apoio, são suficientes para evitar o risco de fuga", disse a corte em comunicado.

A nota acrescenta que a fiança equivale a uma "porção substancial" da fortuna de Polanski, e foi sacada de um banco francês usando o apartamento do cineasta em Paris como garantia. A defesa de Polanski alegou que a potencial perda da fortuna dissuadiria o cineasta de uma fuga.

A cunhada de Polanski, a atriz francesa Mathilde Seigner, recebeu a notícia com alívio e disse que não havia perigo de o cineasta fugir.

Polanski não será solto imediatamente porque o governo suíço ainda tem de examinar a sentença e decidir um possível recurso.

Mas a ministra da pasta, Eveline Widmer-Schlumpf, disse que o recurso é improvável. "Acho que a Corte Penal Federal Suíça teve suas boas razões. Não vejo razão para recorrer desta decisão", afirmou ela a uma rádio suíça.

A Corte Penal Federal da Suíça determinou que Polanski entregue seus documentos de identificação e permaneça sob prisão domiciliar, com vigilância eletrônica, enquanto aguarda a tramitação do processo de extradição.

Foto: Associated Press

A prisão domiciliar de Polanski será nesse chalé, avaliado em 1,6 milhões de dólares, no simpático condomínio de luxo, o Milk Way em Gstaad, nos Alpes Suiços, um tédio

Galli disse que a eventual libertação de Polanski para que passe à prisão domiciliar em sua residência em Gstaad ainda levaria alguns dias.

O premiado cineasta franco-polonês foi detido a pedido dos EUA, em 26 de setembro, quando chegou à Suíça para receber um prêmio especial em um festival de cinema.

Ele já confessou , ter feito sexo com uma menina de 13 anos em 1977 nos EUA, mas no ano seguinte fugiu do país antes de ser sentenciado porque achou que um juiz iria ignorar o acordo judicial feito por ele e o condenaria a 50 anos de prisão.

Em outubro a Justiça suíça havia rejeitado um pedido anterior de libertação sob fiança, alegando que haveria risco de Polanski fugir.

Não se sabe o que fez o tribunal mudar de idéia achando que por causa de míseros 4,4 milhões de dólares o milionário e bem sucedido cineasta, vai enfrentar uma possível cadeia de dois anos em território americano.

Leilão da foto de Polanksi com Sharom Tate
A casa de leilões Christie`s, aproveitando a exposição de do diretor franco-belga na mídia, resolveu fazer um leilão de sua foto nu com a ex mulher que foi assassinada

Foto: David Bailey

“É uma imagem importante e provocadora por causa das personagens. Mas mostra um casal nu e feliz”, explicou Laura Paterson, vice-presidente da casa de leilões.

Uma fotografia de Roman Polanski nu e abraçado à mulher vai ser reproduzida em grande escala e leiloada na casa de leilões Christie`s de Nova York .

Os organizadores do evento acreditam que a imagem do casal a preto e branco, feita pelo fotografo britânico David Bailey poderá render mais de 10 mil dólares (cerca de 6,6 mil euros).

A fotografia foi captada poucos meses antes de Sharon Tate, a mulher do cineasta, ter sido brutalmente assassinada pelos seguidores de Charles Manson, em 1969.



Nenhum comentário: