12 de nov. de 2009

BRASIL - VENEZUELA: Jarbas diz “não" a Venezuela de Hugo Chávez

BRASIL - VENEZUELA
Jarbas diz “não" a Venezuela de Hugo Chávez
“Os empresários brasileiros temem um possível efeito negativo nas negociações do bloco com outros países. Esse medo tem nome e sobrenome: Hugo Chávez” – disse o senador pernambucano

Ilustração Toinho de Passira

Fontes: Blog do Jamildo, Agência Senado

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foi à tribuna anunciar sua posição contrária ao ingresso da Venezuela no Mercosul. O plenário do Senado Federal está para votar o protocolo de adesão da Venezuela Mercado Comum do Sul.

"Quero aqui tornar pública a minha posição contrária à entrada da Venezuela no Mercosul, principalmente da forma apressada e equivocada como essa questão vem sendo tratada pelo Governo Lula. A pressa tem uma razão de ser: o ano que vem o Brasil elegerá um novo presidente da República e essa benevolência para com Chávez pode acabar”.

Jarbas relacionou questões de ordem política e econômica para defender o veto à Venezuela. Para o senador pernambucano, Chávez é um “protoditador”. “O presidente Lula está certo: ele e Chávez me causam desconforto”, disse Jarbas, se referindo a recente discurso Lula, no qual afirmou que ele e Chávez causavam desconforto.

“Não fico confortável com desrespeito à democracia, com ataques à liberdade de imprensa, com as barreiras ao direito de fazer oposição. Para mim não faz diferença alguma que um ditador se apresente como de ‘esquerda’ ou de ‘direita’. A história mostra que as conseqüências são sempre nefastas”, afirmou o senador do PMDB.

Jarbas Vasconcelos disse que a “postura autoritária” do presidente da Venezuela vai de encontro aos termos do Tratado do Mercosul, em defesa da democracia e dos direitos humanos. “As minhas premissas políticas para votar contra o ingresso da Venezuela são óbvias, bastando acompanhar o retrocesso que Chávez promoveu desde que chegou ao poder, em 1999.

O senador pernambucano complementou o raciocínio: “De forma autoritária, o atual presidente venezuelano vem procurando exterminar a oposição, oprimir a imprensa e organizar uma protoditadura, de inspiração fascista. Seu objetivo é claro: ficar no poder indefinidamente.”

Nas razões de ordem econômica, Jarbas Vasconcelos citou indefinição quanto os termos das concessões tarifárias, por parte da Venezuela. O senador citou avaliação do ex-embaixador Rubens Ricúpero, destacando que essa indefinição é um fato inédito nas negociações de blocos econômicos. “A aprovação da Venezuela no Mercosul representa a entrega de um ‘cheque em branco’ a Hugo Chávez.”

Jarbas questionou aqueles que afirmam que o ingresso da Venezuela vai ajudar o comércio com o Brasil. “Mas o que não faltam são reclamações por parte dos exportadores brasileiros. A verdade é que Hugo Chávez ‘empurra com a barriga’ tudo o que não é do seu interesse.

E o presidente Lula aceita essa estratégia protelatória e desrespeitosa para com o Brasil. Jarbas também citou que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) vê poucas vantagens práticas na entrada da Venezuela no Mercosul.

“Os empresários brasileiros temem um possível efeito negativo nas negociações do bloco com outros países. Esse medo tem nome e sobrenome: Hugo Chávez. O presidente da Venezuela será um obstáculo às negociações do Mercosul com outros blocos econômicos, pois as decisões do Mercado Comum devem ser por consenso. Alguém imagina consenso numa negociação com Chávez? Consenso para ele só existe em torno das suas idéias retrógradas”, desabafou Jarbas.


Nenhum comentário: