29 de nov. de 2009

URUGUAI: Como previsto José Mujica é o novo presidente

URUGUAI
Como previsto José Mujica é o novo presidente
Todas as pesquisas de boca-de-urna confirmam o velho guerrilheiro tupamaro, vencedor das eleições

Foto:

Mujica favoritismo confirmado no 2º turno

Fonte: Estadão

O candidato de esquerda José Mujica ganhou neste domingo, 29, as eleições do Uruguai com entre 50,1% e 51,5% dos votos, segundo as primeiros pesquisas de boca-de-urna, na frente do conservador Luis Alberto Lacalle, que alcançou entre 44,4% e 46,2% dos votos. Mujica, um ex-guerrilheiro que passou 13 anos de sua vida na prisão, boa parte deles durante a ditadura militar (1973-1985), ganhou o primeiro turno com 48% dos votos.

Foto: Associated Press

Pouco antes do anúncio da boca-de-urna, milhares de partidários da esquerda já saíam às ruas em uma festa adiantada. Avenidas de Montevidéu foram tomadas por simpatizantes de Mujica que portavam bandeiras, tocavam cornetas e soavam buzinas de automóveis depois do fim da votação, às 19h30 (horário local).

Mujica, um agricultor de 74 anos que foi membro da guerrilha urbana Tupamaro no final dos anos 1960 e início dos 1970, foi para um hotel na costa da capital onde se concentravam partidários da Frente.

Por sua vez o presidente Tabaré Vázquez, (foto) um socialista moderado da Frente Ampla, que deixará o poder com popularidade recorde, também votou muito cedo, entre gritos de "volta, volta" de eleitores que estavam na seção, em referência às eleições de 2014. Ao contrário do habitual, Vázquez estava relaxado. Ele permaneceu quase meia hora na seção eleitoral falando com dezenas de pessoas que lhe pediam autógrafos e também respondeu a todas as perguntas da imprensa.

Lacalle, advogado e proprietário de terras de 68 anos, que governou o país adotando políticas neoliberais entre 1990 e 1995, votou mais tarde, rodeado de partidários com bandeiras do PN. Ele disse que, qualquer que seja o resultado da eleição, dialogará com Mujica.

No Uruguai o voto é obrigatório e estão habilitadas a votar 2,5 milhões de pessoas, de um total de 3,3 milhões de habitantes. Milhares de residentes no exterior chegaram nos últimos dias ao país para participar da eleição.

Vázquez, oncologista de 69 anos, levou a esquerda pela primeira vez ao poder na história do Uruguai ao derrotar no primeiro turno Jorge Larrañaga, atual companheiro de chapa de Lacalle.

O governo da Frente Ampla aplicou uma ordenada política econômica que permitiu ao Uruguai evitar entrar em recessão na atual crise financeira mundial. Também atraiu mais investimentos, ao afastar qualquer temor que uma gestão de esquerda pudesse provocar. Mujica prometeu seguir a mesma política econômica de Vázquez, esboçada pelo ex-ministro e seu candidato a vice, Danilo Astori.

"Não se deve esperar grandes novidades, exceto aquelas que possam derivar de conjunturas políticas distintas, mas na realidade o programa, o compromisso político é de continuidade e afirmação das conquistas que o governo atual obteve", disse Mujica no sábado, falando à imprensa estrangeira.

O candidato também descartou a possibilidade de uma guinada mais à esquerda em política externa e insistiu que sua maior afinidade é com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Diante da bem-sucedida gestão da Frente Ampla na área econômica, o próprio Lacalle se absteve de anunciar mudanças drásticas se chegar à Presidência, limitando-se a prever a redução de alguns impostos.

As ações dos tupamaros nos 'anos de chumbo' no Uruguai

Fonte:AFP

José Mujica, eleito neste domingo presidente do Uruguai, foi um dos principais líderes do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros (MLN-T), uma guerrilha urbana que desde o início dos anos 1960 buscou desmontar o Estado burguês através das armas.

No começo, o MLN-T era um pequeno grupo que realizou ações que geravam simpatia na esquerda até que, em sua fase de crescimento, a partir de 1968, começou a realizar seqüestros e homicídios.

Entre essas ações se destacam o seqüestro e execução do agente americano Dan Mitrione, (foto) a quem os tupamaros acusavam de ensinar a torturar as forças de segurança uruguaias.

A história de Mitrione é o pano de fundo do filme "Estado de sítio", do franco-grego Costa Gavras.

Também seqüestraram o cônsul geral brasileiro, Aloysio Dias Gomide, e o agrônomo Americano Claude Fly, que foram libertados em 1971 depois de sete meses de cativeiro.

O embaixador britânico em Montevidéu, Goeffrey Jackson, foi outro sequestrado em 1971 e contou sua história no livro "Sequestrado pelo povo ".

As ações dos tupamaros, num país mergulhado numa profunda crise econômica, contribuíram para a radicalização política que resultou no golpe de Estado cívico-militar de junho de 1973, apesar de a guerrilha já ter sido militarmente derrotada em 1972.

Mujica, que foi baleado nove vezes, esteve preso em 1970 e participou na fuga em massa da Prisão de Punta Carretas em 1971. Voltou a ser capturado em 1972, assim como toda a direção tupamara.

Os líderes do MLN-T foram feitos "reféns" da ditadura (1973-1985) e ficaram presos em diferentes quarteis do país em condições subumanas.

Em 1985, com a restauração democrática, os dirigentes tupamaros foram libertados dentro de uma anistia promovida pelo primeiro governo de Julio María Sanguinetti (1985-1990 e 1995-2000).


Nenhum comentário: