16 de nov. de 2009

HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA: FHC reconhece oficialmente filho de 18 anos

HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA
FHC reconhece oficialmente filho de 18 anos
Um caso extraconjugal, do então senador Fernando Henrique, com a jornalista Mirian Dutra da Rede Globo, gerou o garoto que foi mantido, fora do noticiário oficial, das grandes mídias até hoje, embora na internet até no “thepassiranews” o assunto já houvesse sido tratado a exaustão


Senador Fernando Henrique, encontros com a jornalista da Rede Globo no apartamento de José Serra em Brasília

Fontes: Folha Online, Claudio Humberto,Revista Caros Amigos, Marco Aurelio Mello, Paulo Henrique Amorim, El Mundo, ”thepassiranews”, O Globo

A coluna de Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo, desse domingo, detalha:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu oficializar o reconhecimento do filho que teve com a jornalista Mirian Dutra, da TV Globo.

Tomas Dutra Schmidt tem hoje 18 anos. O tucano já consultou advogados e viajou na semana passada a Madri, onde vive a jornalista, para cuidar da papelada.

A Folha falou com FHC no hotel Palace, na Espanha, onde ele estava hospedado. O ex-presidente negou a informação e não quis se alongar sobre o assunto. Disse que estava na cidade para a reunião do Clube de Madri.

Mirian também foi procurada pela Folha, que a consultou a respeito do reconhecimento oficial de Tomas por FHC.

Foto de Mirian Dutra do vídeo da entrevista de Adriane Galisteu, após a morte de Senna
"Quem deve falar sobre este assunto é ele e a família dele. Não sou uma pessoa pública", afirmou a jornalista, (a mesma resposta que vem dando a todos quanto a procuraram durante todos esses anos.)

O ex-presidente e Mirian tiveram um relacionamento amoroso na década de 90, quando ele era senador em Brasília. Fruto desse namoro Tomas nasceu em 1991. FHC e Mirian decidiram, em comum acordo, manter a história no âmbito privado, já que o ex-presidente era casado com Ruth Cardoso, com quem teve os filhos Luciana, Paulo Henrique e Beatriz.

No ano seguinte, a jornalista decidiu sair do Brasil e pediu à TV Globo, onde trabalhava havia sete anos, para ser transferida. Foi correspondente em Lisboa. Passou por Barcelona e Londres e hoje Trabalha para a TV em Madri.

Quando FHC assumiu o ministério da Fazenda, em 1993, a informação de que ele e Mirian tinham um filho passou a circular entre políticos e jornalistas.

Foto que seria de Tomas Dutra, em 2007, do Face Book
Procurados mais de uma vez, eles jamais se manifestaram publicamente.

Em 1994, quando FHC foi lançado candidato à Presidência, Mirian passou a ser assediada por boa parte da imprensa.

E radicalizou a decisão de não falar sobre o assunto para, conforme revelou a amigos, impedir que Tomas virasse personagem de matérias escandalosas ou que o assunto fosse usado politicamente para prejudicar FHC.

Naquele ano, a colunista (Mônica Bergamo) se encontrou com ela em Lisboa e a questionou várias vezes sobre FHC. Mônica Bergamo "Nem o pai do meu filho pode dizer que é pai do meu filho", disse Mirian.

Em 18 anos, o ex-presidente sempre reconheceu Tomas como filho, embora não oficialmente, e sempre colaborou com seu sustento. Nos oito anos em que ocupou a Presidência, os dois se viam uma vez por ano. Tomas chegou a visitá-lo no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Depois que deixou o cargo, FHC passou a ver o filho, que na época vivia em Barcelona, com frequência. Mirian o levava para Madri, Lisboa e Paris quando o ex-presidente estava nessas cidades. No ano passado, FHC participou da formatura de Tomas no Imperial College, em Londres.

Neste ano, Tomas mudou para os EUA para estudar Relações Internacionais na George Washington University.

Em 17 de junho de 2007, quando o caso do senador Renan Calheiros, com outra jornalista da Globo, estava no auge, nós do  ”thepassiranews”, comentamos o caso, postando um texto com o título: “Histórias do romance quase secreto de Mirian Dutra e Fernando Henrique”.

Imperial College, em Londres, onde Tomas estudou
A históra veio à tona, devido um comentário direto, do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), aliado de Renan Calheiros, que estava sendo cobrado, acusado de mandar uma empreiteira pagar a pensão alimentícia de uma filha sua, com outra jornalista da Rede Globo.

Requião, acusou a mídia de tratar de modo diferenciado o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) dizendo questionando os jornalistas:

"Pergunto a vocês se já compararam a situação do Renan Calheiros com a do Fernando Henrique Cardoso, que teve um filho com uma colega nossa [uma jornalista]. Nunca foi entrevistada, o filho nunca apareceu no jornal. E essa colega nossa foi para Portugal a expensas de uma empresa de comunicação, conhecida no Brasil inteiro como TV Globo" (?)


"Caros Amigos", a primeira revelação.

Mas só tivemos certeza da realidade quando lemos na internet a reportagem da revista Revista Caros Amigos, que fez uma matéria definitiva desse romance.

É um texto muito interessante quando o jornalista começa a acreditar na história, a partir do momento que não consegue uma foto da jornalista Mirian Dutra Schmidt, a mãe do filho de Fernando Henrique, em lugar nenhum, depois de tentar de todas as maneiras, tanto na Rede Globo, como no mercado editorial, quanto na internet.

Curiosos, nós também tentamos sem sucesso, além das fotos que todo mundo tem, tirada de dois únicos vídeos no Youtube

Comentamos que a mídia havia publicado matérias sobre o assunto, a mesma colunista Mônica Bergamo, publicou também na Folha, que no começo de abril de 2007, que "o brasileiro Tomás Dutra, 15, foi mesmo ferido a faca por uma menor delinqüente em Barcelona. A mãe, jornalista Mirian Dutra, correspondente da Globo, não se conforma: com o fato dos agressores, presos meia hora depois, terem sido soltos no dia seguinte. É a quarta vez que Tomás sofre assalto em Barcelona."

No começo de maio, a Coluna de Claudio Humberto registrou que o “ex-presidente FHC riu muito e só falou espanhol com a moça que o acompanhava no almoço de ontem, no restaurante Tatini, em São Paulo. Comeu picadinho com arroz e feijão, ovos nevados e bebeu água e cafezinho. Pagou a conta com American Express e saiu num Ômega preto, digno de quem fatura alto para jogar conversa fora, em palestras.

Clientes do "Tatini" acharam a moça que almoçou com FHC, ontem, parecida com a jornalista Mirian Dutra, da TV Globo, que reside na Espanha e está em São Paulo. Falavam em espanhol para "disfarçar", desconfiam.”

Fernando Henrique jamais reconheceu a paternidade do seu filho com Mirian Dutra, que nunca ingressou na justiça com uma ação de reconhecimento de paternidade, contra FHC. Assume que foi dela a decisão de manter a gravidez, e não o fez para depois buscar paternidade.

Até o jornal espanhol El Mundo, já divulgou a história enquanto comentava o caso Renan :

"Historias inconfesables entre personajes del Parlamento y los medios de comunicación tampoco son novedad. El ex presidente Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) y una reportera de la TV Globo, Miriam Dutra, tuvieron un hijo, extramatrimonial, a comienzos de los años ’90, cuando el entonces senador iniciaba su carrera hacia el Poder Ejecutivo. En aquel entonces la Globo evitó divulgar toda información y la periodista, aunque resentida, aceptó ser la nueva corresponsal en Europa, donde se radicó con su bebé.”

Comentávamos a época: “Ainda insistem em dizer que a imprensa mantém a história de FHC em segredo?

COMENTANDO de novo o assunto, sob nova ótica, pois há comentários na mídia, sobre a proteção que Fernando Henrique teve e que Lula não teve, que a Rede Globo, se omitiu, coisas assim.

No seu Blog raivoso Paulo Henrique Amorim ataca até dona Ruth Cardoso a chamando de conivente.

Em nossa opinião, seja Fernando Henrique, seja Lula, seja qualquer homem, em tese não reconhecer o filho é uma falta de caráter imperdoável.

Você pode até não reconhecer a mãe do menino, mas tem que arcar com as conseqüências, dos seus atos como homem civilizado.

Charge do Bira
As diferenças do caso Lula, do caso Fernando Henrique, do caso Renan, pelo que se sabe oficialmente, não está neles, está nas mulheres, enquanto as mães das crianças, de Renan, de Lula, em troca de dinheiro se expuseram e atraíram a mídia na sua direção procurando atacar o ex-amante, a jornalista da Globo, Mirian Dutra, mudou toda a sua vida, saiu da visibilidade do vídeo, foi morar no exterior, para proteger o seu filho, que é a única pessoa a ser preservada ao máximo nessa história toda.

Para não ficar neutro, acrescentamos que pelo menos Fernando Henrique sobre escolher uma pessoa com mais classe.

Parte da mídia insinua agroa que Mirian Dutra, ganhava sem trabalhar na Rede Globo, que teria recebido vantagens durante o governo Fernando Henrique, como se todo mundo que trabalhasse na Globo tivesse que aparecer no vídeo.

Mirian Dutra tem a experiência de jornalista, Fernando Henrique passou a vida inteira em contato com profissionais da área, até íntimos, sabem que agora, se não abrirem o jogo e falarem abertamente do assunto, para encerrar a questão, acabar com essa aura de mistério, vão ser perseguidos por todo o lado e o tempo todo.

Nenhum comentário: