9 de nov. de 2009

MURO DE BERLIM: A queda do muro marcou o fim do século 20

MURO DE BERLIM
A queda do muro marcou o fim do século 20
Miriam Leitão

Foto: Anthony Suau/TIME

Fonte: Miriam Leitão.com

As imagens da queda do Muro de Berlim são inesquecíveis. Sua derrubada provocou mudanças e sonhos. Foi um momento extraordinário, pois acontecia diante de nossos olhos o inesperado, com o qual tanta gente tinha sonhado.

Esse momento marca o fim do século 20, que teve as duas guerras mundiais e a longa Guerra Fria. Toda uma geração, como a minha, que cresceu com a Guerra Fria, achava que aquilo, a bipolaridade do mundo, nunca ia acabar.

Foto: Arquivo

De repente estabeleceu-se uma empatia entre as tropas antes repressora e a multidão em delírio de liberdade

Sonhamos com um mundo novo. Mas o mundo tem sonhos e tragédias. A própria Alemanha ficou dividida depois da queda do muro e permanece dividida economicamente. A Alemanha ocidental paga impostos altíssimos para reerguer a parte oriental. São 30 bilhões de euros por ano.

Cidadãos alemães do leste sobre o muro opressor, juntavam-se aos irmãos ocidentais.

A reconstrução custou caro. Ainda há muito o que conquistar. Afinal, 20 anos é pouco tempo para a redução das duas Alemanhas. Em 2005, o desemprego na Alemanha Oriental era quase 19%. Hoje é de 11%. O investimento renovou o país. Há desigualdades, mas ainda há muitas conquistas.

Hoje, por exemplo, quem comanda a Alemanha é uma mulher, Ângela Merkel, que veio da parte Oriental.


* "Muro de Berlim caiu há 20 anos e marcou fim do século 20” é o título original do texto de Miriam Leitão **Transcrevemos apenas parte do texto original e acrescentamos fotos e legendas

Nenhum comentário: