10 de nov. de 2009

ESTADOS UNIDOS - Fort Hood: Major assassino: ligação com Al-Qaeda?

ESTADOS UNIDOS - Base Hood
Major assassino: ligação com Al-Qaeda?
O major americano que saiu atirando na base americana, no Texas, matando 12 e ferindo 30 pessoas, vinha mantendo contato com um clérigo simpatizante da rede Al-Qaeda e gritou a frase “Allahu Akbar” (Alá é Grande) antes de abrir fogo, com costumam fazer os homens bombas, o serviço secreto do exército sabia (?!)

Foto: Reuters

A entrada do Fort Hood a maior base militar do mundo, com flores depositadas em homenagens aos mortos

Fontes: Time Online, Publico, BBC Brasil, Globo, Family Security Matters

Autoridades de inteligência dos Estados Unidos revelaram saber que o major americano acusado de ter matado 13 pessoas em Fort Hood, no Texas, vinha mantendo contato com um clérigo simpatizante da rede Al-Qaeda.

Segundo o FBI, o major Nidal Malik Hasam, (foto) muçulmano de família palestina, foi investigado por uma força-tarefa antiterrorismo por causa de uma série de e-mails que ele trocou com Anwar al-Awlaki, clérigo que já foi imã em uma mesquita da Virgínia e hoje vive no Iêmen, após ter passado um período na cadeia.

Os agentes de inteligência, no entanto, decidiram que a correspondência não merecia mais investigações e que Hasan não estava envolvido em um plano terrorista.

Segundo eles, o conteúdo das mensagens não defendia nem trazia ameaças de atos de violência, e condizia com pesquisas que o major estava fazendo para seu trabalho como psiquiatra do Exército.

Após a divulgação da notícia, o diretor do FBI pediu uma revisão de como a agência lidou com as informações obtidas sobre Hasan.

No Congresso, o senador Joe Lieberman anunciou que vai abrir uma investigação para determinar se o ataque foi ou não um ato terrorista.

Ele disse esperar descobrir se o Exército errou ao não perceber indícios de que Hasan teria visões extremistas.

Autoridades acreditam que Hasan abriu fogo contra seus colegas, na última quinta-feira, aparentemente por sua insatisfação com a perspectiva de ser enviado ao Afeganistão.

Ele segue internado em um hospital militar, onde está sendo tratado por ferimentos a bala. O major será julgado por uma corte militar.

O comandante da base, o general Robert Cone, revelou que, de acordo com uma testemunha ocular, o major Nidal Malik Hasan terá gritado a frase “Allahu Akbar” (Alá é Grande) antes de abrir fogo.
O imã Anwar al-Awlaki, (foto) consta da lista dos militantes mais procurados no Iémen e teve contacto com dois dos piratas do ar do 11 de Setembro, elogiou o major Nidal Malik Hasan, na sua página pessoal na Internet.

Disse que os muçulmanos norte-americanos que condenaram o ataque na base militar do Texas são hipócritas que atraiçoaram a sua religião. E que a única forma de um muçulmano justificar cumprir serviço militar nas Forças Armadas norte-americanas é se pretender "seguir as pisadas de homens como Nidal".

"Nidal Hassan é um herói. Ele é um homem consciencioso que não podia suportar viver com a contradicção de ser muçulmano e servir no exército que está em luta contra o seu próprio povo", escreveu o imã al-Awlaki.

Anwar é cidadão norte-americano, nascido no Novo México é Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Colorado, e possui mestrado em Educação e Liderança na Universidade Estadual de San Diego, Califórnia.

Em 2006 foi preso com um pequeno grupo, supostamente, militantes da al-Qaida, na capital Sanaa.

Foram libertados um ano mais tarde depois de assinaram um documento prometendo não infringir a lei ou sair do país.

Desde então não se sabe do seu paradeiro. A 23 de Dezembro de 2008, al-Awlaki encorajou os muçulmanos no mundo inteiro a matarem os militares norte-americanos no Iraque. O imã norte-americano usou também a sua página na Internet para apoiar o grupo terrorista somali, al-Shabaab, segundo uma nota do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: