26 de nov. de 2009

HONDURAS: Explosões na Suprema Corte em Tegucigalpa

HONDURAS
Explosões na Suprema Corte em Tegucigalpa
Há quatro dias das eleições, Honduras vive um clima nervoso, com pequenos atentados. Agora que os americanos decidiram reconhecer o pleito, por certo Manuel Zelaya, hospedado na embaixada do Brasil e Hugo Chávez desde a Venezuela, estão por trás desse clima de intranqüilidade, até onde eles ousarão?

Foto: Associated Press

Policiais examinam a janela da Suprema Corte atingida pelo explosivo

Fontes: Estadão, La Prensa, O Globo, El Heraldo

Dois artefatos explodiram na madrugada desta quarta-feira, 25, na sede da Suprema Corte de Justiça de Honduras e no edifício do Canal 10 de televisão, em Tegucigalpa, sem fazer vítimas, mas causando danos materiais.

Foto: El Heraldo

Resto do artefato russo que explodiu na sede do judiciário hondurenho

O porta-voz da Polícia, Orlin Cerrato, disse a jornalistas que a bomba que explodiu na sede do Judiciário é uma RPG-7 de fabricação russa, lançada de fora do edifício. Os danos na sede da Suprema Corte "são de pequena monta", enquanto no edifício do Canal 10 alguns vidros das janelas resultaram quebrados no segundo andar.

Desde 28 de junho ocorreram mais de 30 ataques com explosivos, contra prédios públicos e meios de comunicação, sempre sem vítima e provocando danos materiais.

Foto: La Prensa

As armas encontradas com o grupo que pretendia tumultuar as eleições, ou até atentar contra a vida do presidente Michelleti

Na terça-feira foram presos quatro homens, dois hondurenhos e dois nicaragüenses portando um pequeno arsenal na El Progreso, no interior do país. Foi encontrado com os suspeitos, um fuzil SKS, uma AK-47, com mira telescópica, com indicador de temperatura, de fabricação iugoslava, pistolas 9 mm, e farta munição de vários calibres, além de material próprio para fabricação de bombas.

Os suspeitos estavam de posse de uma caminhonete alugada, com as placas adulteradas, e ainda possuíam rádios transmissores, computadores e câmeras de vídeos e fotografia. As câmeras tinham gravada fotos de pontos importantes da cidade. Ao que aparentementa eles pretendiam dinamitar a ponte La Democracia, que liga as cidades de El Progreso e La Lima a San Pedro Sula.

Foto: Associated Press

O presidente de Honduras, Roberto Micheletti, (foto) que se afastou temporariamente do cargo até o dia 2 de dezembro, assumindo em seu lugar, um conselho de ministros, denunciou um possível plano para assassiná-lo no próximo domingo, dia das eleições, quando fosse votar na cidade El Progreso onde nasceu e onde foram apreendidas as armas e presos os terroristas.

Foto: Associated Press

O povo saiu em passeata, ontem, pelas ruas de Tegucigalpa pedindo para que todo mundo vá votar.

Sem dúvidas pode-se dizer que por trás disso tudo estão os partidários de Manuel Zelaya e o Presidente Hugo Chávez que querem de qualquer maneira, evitar que haja uma eleição tranqüila em Honduras no próximo domingo.

Foto: Reuters

Partidários de Zelaya também sairam as ruas, mas para pedir boicote as eleições

Ninguém pode imaginar o tamanho da ousadia dessa dupla e até onde podem chegar para impedir a realização do pleito, principalmente agora que o presidente americano Barack Obama expressou claramente que com as eleições acaba-se o problema de Honduras. Nós tememos um atentado de grande vulto.


Nenhum comentário: