5 de nov. de 2009

ESTADOS UNIDOS: Tiroteio em base militar deixa 12 mortos e 31 feridos

ESTADOS UNIDOS (atualização 0:00h)
Tiroteio em base militar deixa 12 mortos e 31 feridos
O ataque foi feito por militares americanos dentro da base militar Fort Hood, no Texas, chegou a se noticiar que o autor dos disparos havia sido morto, mas foi desmentido, posteriormente, dois suspeitos de ter participado também do ataque também já estariam soltos

Foto: Rodolfo Gonzalez/Austin American Statesman/Associated Press.

General Bob Cone fala diante da Base de Fort Hood

Fontes: CBS , The New York Times, The Washington Post, Reuters

Doze pessoas morreram e 31 ficaram feridas em um tiroteio na base do exército norte-americano de Fort Hood, no Texas, nesta quinta-feira, 5. A base é a maior instalação militar do mundo.

Os disparos foram dados por Malik Nadal Hassan,(foto) major do exército norte-americano. O militar usou duas pistolas para fazer o ataque e matar 12 colegas. As autoridades militares suspeitam que mais membros do exército tenham participado do incidente. Dois suspeitos foram presos após o ocorrido, mas soltos algumas horas depois, disse o porta-voz da base, Christopher Haug, ao canal CNN.

Chegou a divulgar que Hassan teria sido morto durante o tiroteio, o que foi posteriormente desmentido. Ele tem a patente de major, psiquiatra do exército norte-americano e seria enviado para a Guerra do Iraque em breve, segundo informou o senador Kay Bailey. Ele carregava duas pistolas, com as quais abriu o fogo.

O general Robert Cone, em entrevista coletiva, falou sobre o ocorrido e sobre a suspeita de mais pessoas terem participado do atentado, ocorrido por volta das 16h30 (horário de Brasília).

Os tiros ocorreram em dois lugares diferentes da base. Uma parte do ataque aconteceu no centro de preparação, que abriga soldados que estão prestes a serem enviados à frente, e a outra no teatro da base, onde aconteceria uma cerimônia de graduação.

Ainda não foram esclarecidos os motivos que levaram os soldados a abrirem fogo contra os seus colegas. O Pentágono emitiu uma nota em que diz não saber como "é possível alguem especular as razões que resultaram no ataque, diante de tão poucas informações que estão disponíveis no momento".

O presidente dos Estados Unidos, em um discurso no Departamento de Interior, em Washington, afimou que sua preces "estão com os feridos e com as famílias daqueles que foram mortos". O líder americano lamentou: "É terrível quando soldados dos Estados Unidos são feridos em uma base que está em solo norte-americano."

Fort Wood é a maior base militar dos Estados Unidos. Segundo o senador Kay Bailey, o local abriga 50 mil soldados e, no momento do tiroteio, 35 mil militares estavam no local. .

Fort Hood fica a 100 km de Austin.


Nenhum comentário: