1 de set. de 2009

Democratas obstruirão devido a urgência do pré-sal

Democratas obstruirão devido a urgência do pré-sal
Um posicionamento correto contra a intenção do governo Lula de querer usurpar do congresso o direito de legislar

Charge: SAMUCA – Diário de Pernambuco (PE)

Fontes: Blog Democratas

A bancada do Democratas decidiu obstruir a votação na Câmara dos Deputados até o governo retirar a urgência dos projetos que tratam do marco regulatório para a exploração das reservas de petróleo da camada pré-sal.

Para o líder do partido na Casa, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), o assunto não pode ser tratado eleitoralmente.

"O pré-sal é algo para 2020, porque a urgência de 90 dias?.

“Nós vamos obstruir porque o Congresso Nacional não é cartório de registro do Palácio do Planalto. Somos uma casa que tem poder e direito de promover o debate, fazer audiências publicas, discutir a matéria. Porque o executivo tem 14 meses e nós 90 dias?” questionou.

A decisão de encaminhar as propostas para serem votadas de forma urgente contraria acordo firmado, na véspera, pelo próprio presidente Lula com os governadores do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

Não é só um problema eleitoral, o governo Lula quer ser legislativo, judiciário e executivo. O executivo enviou uma proposta de lei ao Congresso, normalmente findaria aí a sua participação no assunto. Caberá aos seus lidere, nas casas legislativas, defender os pontos de vista do executivo e convencer os companheiros da sua aprovação.

Nas audiências públicas vários setores da sociedade se manifestam e sempre há valiosas contribuições que os parlamentares acabam incorporando nesses tipos de proposta.

Do jeito em que estão açodadas as idéias, não é um só uma pretensão de usar essa medidas com espírito eleitoreiro, mas principalmente, pela mania que tem o governo Lula em achar que só eles tem razão e estão sempre certos.


Nenhum comentário: