24 de set. de 2009

Dois caças Rafale caem no mediterrâneo

Dois caças Rafale caem no mediterrâneo
São do modelo que o presidente Lula quer comprar para o Brasil

Foto: Reuters

Fontes: Estadão, Reuters, Le Monde

Dois caças franceses de combate Rafale caíram no Mar Mediterrâneo perto da costa da França, um dos pilotos foi resgatado e o outro encontra-se desaparecido. O acidente acontece no momento em que a França negocia a venda de 36 caças Rafale ao Brasil.

A causa do acidente é desconhecida. "Quando dois aviões caem no mar ao mesmo tempo, podemos supor que eles se tocaram", declarou uma fonte militar francesa ao jornal "Le Monde", que destaca a notícia na manchete do seu website.

O acidente aconteceu às 18h locais (13 horas de Brasília) a cerca de 30 quilômetros ao leste de Perpignan, durante um voo de testes no qual ambos os aviões tomavam parte, disse o comunicado. Os aviões decolaram do porta-aviões Charles de Gaulle.

Construído pela Dassault Aviation, o Rafale, que custa 50 milhões de euros, começou a ser produzido em 1998. A França planeja ter uma frota de 294 Rafale, incluídos 60 na marinha. Atualmente, foram entregues 80 à Força Aérea e à Marinha. O Brasil, quer comprar 36 Rafale, num contrato estimado em vários bilhões de dólares, tornando-se no primeiro cliente estrangeiro do caça, que ninguém até agora quis comprar, agora se sabe porque.

O acidente ocorreu a cerca de 30 quilômetros da cidade de Perpignan, no sudoeste francês. O porta-voz da Dassault não comentou o acidente.

"Era uma missão de treinamento, não uma missão operacional. A busca continua pelo segundo piloto", disse uma porta-voz das forças armadas. Um barco de resgate, um helicóptero civil e dois aviões militares participam da operação de busca.

Esse é o segundo acidente envolvendo o aviãzinho em menos de dois anos, o outro aconteceu em dezembro de 2007 e o piloto também morreu.

Antes da compra deveriam fazer um vôo teste com Lula e Dilma de passageiros, amarrados nas asas, e Nelson Jobim pilotando


Nenhum comentário: