15 de set. de 2009

Protestos na visita de Lula à Roraima

Protestos na visita de Lula à Roraima
A Polícia a muito custo, algumas cabeças quebradas e quatro prisões, conseguiu conter os manifestantes, que queriam atrapalhar à festa de Lula no Aeroporto de Boa Vista

Foto: Cyneida Correia/Portal Terra

Os manifestantes eram arrozeiros expulsos da reserva Raposa Serra do Sol, liderados por fazendeiros que cultivavam arroz

Fontes: Boa Vista Agora, Portal Terra, Agência Senado, Estadão

Um protesto nesta segunda-feira em Boa Vista (RR) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou com quatro pessoas presas por desacato e duas feridas na cabeça. Entre os feridos está o líder dos arrozeiros Paulo César Quartiero, ex-prefeito de Pacaraima, que levou seis pontos na cabeça detido junto com o deputado federal Márcio Junqueira (DEM).

Os manifestantes protestavam contra a demarcação contínua da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima, que obrigou a retirada de não-índios da região, principalmente os fazendeiros que cultivavam arroz.

Foto: Sergio Dutti/AE

Flagrante do arrozeiro Quartieiro chutando a viatura da Polícia Federal.

O confronto começou por volta das 16h , quando cerca de 150 manifestantes, segundo a Polícia Militar, foram impedidos de entrar no parque Anauá, em Boa Vista, onde o presidente Lula participou de cerimônia de assinatura de atos do governo federal com Roraima e municípios do Estado. O presidente não estava no local na hora do confronto.

"Estávamos protestando contra o governo Lula, que acabou com o Estado de Roraima e ainda vem aqui debochar na nossa cara, fazendo obra na Guiana", disse Quartiero à Folha Online, se referindo ao fato de Lula ter inaugurado hoje a ponte binacional sobre o rio Tacutu, ligando o Brasil a Guiana.

Segundo Quartiero, a maioria dos manifestantes eram de agricultores e fazendeiros que foram prejudicados com a demarcação da reserva. "Eu estava lá como desempregado, que é o que eu sou atualmente", disse.

Foto: Marcello Casal Jr/ABr e imagens TV Globo

Paulo César Quartieiro, em foto de arquivo e no momento em que era preso, ontem, pela Polícia Militar de Rondônia.

As agressões repercutiram imediatamente no senado: o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) foi a tribuna criticar a ação da polícia militar de Roraima contra os manifestantes que protestaram em Boa Vista durante a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado. O senador também criticou o presidente pelo que considerou ser uma "aversão a manifestações populares".

- “O presidente Lula é uma pessoa tão acostumada a fazer protestos veementes, até quebradeira! O seu partido patrocinava isso. Por que agora ele não aceita que alguém coloque uma faixa ou faça um discurso contra ele? “- indagou Mozarildo.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Enquanto isso, longe da manifestação Lula posava de cacique fajuto com os índios que foram pedir investimentos em Raposa Serra do Sol


Nenhum comentário: