23 de set. de 2009

The Wall Street Journal: "Zelaya devia ser convencido a se entregar"

The Wall Street Journal:
"Zelaya devia ser convencido a se entregar"
O jornal novaiorquino diz que a atual situação de Honduras é um impasse perigoso que os EUA ajudaram a criar.

Foto: Getty Images

Zelaya e seus seguidores gritam palavras de ordem dentro da embaixada brasileira.

Fontes: The Wall Street Journal, EFE, La Tribuna

A melhor maneira de evitar que ocorra uma deflagração de violência em Honduras é que os Estados Unidos peçam ao deposto presidente hondurenho, Manuel Zelaya, que se entregue às autoridades, afirma hoje um editorial do diário "The Wall Street Journal".

"Agora que voltou a Honduras, a melhor solução para evitar a violência é que os Estados Unidos peçam a Zelaya que se entregue para que o detenham e o julguem", diz o jornal financeiro nova-iorquino, que acrescenta que o país centro-americano está em "um beco sem saída que os Estados Unidos ajudaram a criar".

Zelaya voltou na segunda-feira a Honduras, 86 dias após ser deposto e da chegada ao poder de Roberto Micheletti, e está refugiado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

Para o "Wall Street Journal", que intitulou seu editorial como "A confusão hondurenha", se a Administração americana não sabia que Zelaya voltaria a Honduras esta semana, deveria ficar "decepcionada" e deixar de apoiar o deposto presidente.

"Zelaya utiliza esse santuário diplomático para pedir que o restitua no poder e para agitar seus partidários nas ruas. É um momento perigoso e, se a violência começar, os Estados Unidos deveriam ter parte não pequena da culpa", afirma o jornal.

O "Wall Street Journal" censura, assim, a atuação dos Estados Unidos perante a crise em Honduras, uma atitude que, para o jornal, "só deu força a Zelaya para não se negar a voltar à Presidência do país, com toda a violência e instabilidade a que isso poderia levar".

"O presidente (Barack) Obama e a secretária de Estado, Hillary Clinton, insistiram em que Honduras deve ignorar as transgressões de Zelaya e seus próprios procedimentos legais para restituí-lo como presidente", lamenta o diário, para o qual os Estados Unidos foram "longe demais" ao cortar, entre outras medidas, a ajuda que destina a um "país aliado".

O jornal assevera que Zelaya foi deposto depois que "agitou as ruas com protestos para poder modificar de forma irregular a Constituição do país". Seu afastamento teve o apoio de todas as instituições hondurenhas, até os membros do Congresso de seu próprio partido político, a Igreja Católica, os empresários e os órgãos de direitos humanos.

Para evitar a violência militar hondurenho Sr. Zelaya foi escoltados para fora do país. Em outras palavras, o seu afastamento do cargo foi legal e constitucional, apesar de sua expulsão do país ter dado a falsa aparência de um golpe à moda antiga da América Latina.

Por isso a melhor solução, para evitar a violência, seria o governo americano convencer Zelaya a se entregar para as autoridades de Honduras.


Nenhum comentário: