30 de set. de 2009

Disputa Olímpica: Obama versus Lula

Disputa Olímpica: Obama versus Lula
Temos que confessor que as chances do brasileiro vencer são maiores, que o Americano, que está jogando tudo para levar as Olimpiadas 2016 para Chicago

Fotomontagem “thepassiranews”

A disputa entre os Obamas e os Silvas pelas Olimpíadas, alguém vai perder a viagem

Fontes: G1, CBN, Abril Notícias, Estaadão

A disputa entre os Obamas e os Silvas pelas Olimpíadas, alguém vai perder a viagem O lobby das construtoras brasileiras e a Globo vendem a idéia que uma Olimpíada no Rio de Janeiro é o inicio do paraíso, da mesma maneira que venderam os Jogos Pan Americano e a Copa do Mundo de Futebol para 2014.

A grande rival do Rio pela disputa da escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 é Chicago, nos Estados Unidos, apesar de concorrerem também Madrid e Tóquio.

Uma pesquisa feita pelo jornal Chicago Tribune, 87% dos entrevistados votaram contra as Olimpíadas na cidade. "Chicago sem jogos" é um grupo formado por moradores da cidade. Martin Macias, um dos líderes desse grupo, diz que o país precisa se recuperar da crise econômica antes de pensar em Olimpíadas.

Uma pesquisa no Rio diz exatamente o contrário, o carioca quer ganhar a escolha, com 80% de adesão.

A reação do Comitê Organizador de Chicago foi imediata. Kurt Summers, chefe de equipe do comitê, diz que foi feito um seguro para cobrir o equivalente a R$ 1 bilhão, caso haja um estouro no orçamento.

O Brasil está anestesiado pela propaganda das redes de televisão e a carência nacional de sempre querer ganhar qualquer disputa, pelos complexos de inferioridade, sem avaliar os resultados, nem as conseqüências.

Nosso país tão carente de tudo, gasta energia com esses eventos que não contribuem para a melhoria da vida da cidade, e não tem seguro de estouro de orçamento (como Chicago), nem seguro corrupção para nos defender dos políticos envolvidos.

O Rio diz apresentar como um de seus trunfos o legado dos Jogos Pan-Americanos, o que, no entanto, traz também a lembrança do orçamento estourado e de muitas promessas não cumpridas -- como a expansão do metrô e a despoluição da Baía de Guanabara, entre outras obras.


Logotipo dos jogos das quatro cidades finalista na escolha da sede olímpica de 2016

Além disso, apenas 29 por cento das instalações esportivas construídas para o evento de 2007 estão prontas para a Olimpíada, e a maioria delas praticamente não foi usada desde então.

Desta vez, as promessas incluem um novo sistema de transporte rápido interligando as regiões dos Jogos, a reforma da zona portuária e do aeroporto internacional, o aumento da oferta de acomodação, e, outra vez, a limpeza da baía e das lagoas da cidade.

Para tanto, a proposta prevê um gasto total de 28,8 bilhões de reais, dos quais quase 25 bilhões provenientes dos cofres públicos, o maior orçamento de todas as outras cidades que disputam. Mesmo se não ganhar, a candidatura do Rio já terá custado aos cofres públicos mais de 100 milhões de reais, parte destinada a alavancar a proposta brasileira no exterior.

Para uma cidade com a chaga das favelas e da poluição ambiental, já é um desperdício imperdoável, tanto dinheiro promocional.

Foto: Getty Images

A iatista Isabel Swan, medalha de Ouro nos Jogos de Beijing, o prefeito Eduardo Paes e o , Governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman, falando para a imprensa em Copenhague

Resta o show de megalomania dos nossos governantes. Em Copenhague, a capital da Dinamarca, o governador do Rio, Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paz, que era secretario de esporte, quando da realização dos dispendiosos jogos pan-americanos. Abandonam seus postos de trabalho, no Rio, parecem estarem empenhados em defender a honra nacional, quando estão em busca de popularidade e sonhando com as volumosas verbas federais que passarão pelas suas mãos suspeitas.

Foto: AP

Edson Arantes (foto) está por lá no papel de Pelé, também à custa do erário em busca de manter popularidade e a obtenção de contratos de publicidade. Se não disser alguma bobagem pode até ajudar o presidente Lula que chega com Dona Marisa e uma delegação estranha que inclui o escritor Paulo Coelho, na quinta-feira, véspera da decisão do Comitê.

Foto: Getty Images

O prefeito de Chicago Richard Daley acompanhado de atletas campões olímpicos americanos, fala a imprensa em Copenhague

Para enfrentar o lobby brasileiro, a Casa Branca confirmou que o presidente americano, Barack Obama, deixa os grandes problemas americanos, para comparecer com a esposa, Michelle Obama, a cerimônia do Comitê Olímpico internacional, para respaldar a candidatura de Chicago. A delegação americana inclui ainda celebridades como o jogador de basquete Michael Jordan e a apresentadora de televisão Oprah Winfrey.

Juca Kfouri no seu comentário na rádio CBN perguntou:

“Você acha que Obama iria até lá se tivesse algum receio de voltar para casa de mãos abanando?”

“Na candidatura brasileira há quem jure que o homem mais poderoso do mundo só está indo porque sentiu que o Rio está muito forte.”

“Mas há também quem diga que o marketing carioca está mais forte do que a candidatura propriamente dita, ao contrário do que acontece com Chicago”.

De repente, pode não ser nem o Rio, nem Chicago, pois ninguém pode esquecer que Tóquio e Madrid estão também no páreo.

Na verdade gostaríamos muito de ver Lula voltar para casa, na próxima sexta-feira com os dezenove dedos das mãos abanando.

Foto: Getty Images

MADRID CONFIANTE: No último fim de semana, a prefeitura de Madrid realizou um monumental ato público, com milhares de pessoas nas ruas defendendo a escolha da cidade com sede olímpica em 2016


Nenhum comentário: