4 de set. de 2009

MICHEL JACKSON, o show derradeiro

MICHEL JACKSON, o show derradeiro
O cantor é finalmente enterrado diante de familiares, amigos e estrelas

Foto: Monica Almeida/The New York Times

Limusines não paravam de cruzar o portão do cemitério Forest Lawn trazendo celebridades

Fontes: The Washington Post, G1, Los Angeles Times, The New York Times

Mais de dois meses depois de sua morte, em 25 de junho, Michael Jackson foi sepultado na noite desta quinta-feira (3) no cemitério Forest Lawn, em Glendale, próximo de Los Angeles, em uma cerimônia privada apenas para os parentes e amigos do artista.

Michael Jackson, que faleceu em uma mansão de Beverly Hills, nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary (Indiana) depois da parada cardíaca que o vitimou, considerada pela polícia de Los Angeles como um homicídio causado por uma "aguda intoxicação por propofol", um forte anestésico, e outros cinco medicamentos.

Foto: Harrison Funk/Getty Images

a Fãs e jornalistas foram mantidos afastados dos cerca de 200 convidados, entre eles a atriz Elizabeth Taylor (foto acima), o empresário Berry Gordy, fundador da gravadora Motown, o músico Quincy Jones e a ex-esposa de Jackson, Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley.

A família propriamente dita foi a última a chegar, mais de uma hora depois do previsto, em um comboio de 30 limusines. Alguns parentes acenavam para a multidão de mais de 400 pessoas que assistia à distância.

Foto: Getty Images

Minutos depois, chegou ao cemitério um carro fúnebre escoltado por quatro policiais em motocicletas. O ataúde, banhado a ouro e prata, seguiu para o Grande Mausoléu do Forest Lawn Memorial Park, inspirado no famoso "camposanto" de Gênova, com reprodução de obras de Michelangelo e Leonardo da Vinci. O cemitério está fechado desde quarta-feira para os preparativos e só reabrirá para visitação nesta sexta.

Foto: Harrison Funk/Getty Images

La Toya Jackson, no detalhe e mais os cinco irmãos de Jackson -Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Randy, que conduziram o caixão até o túmulo como já haviam feito no velório público, em julho.



Os três filhos reconhecidos de Jackson depositaram uma coroa de flores no caixão. Houve discursos do pai dele, Joseph, a quem Michael costumava acusar de ter cometido abusos durante sua infância, e do ativista dos direitos civis Al Sharpton.

Foto: Harrison Funk/Getty Images

Entre os convidados estavam também os atores Corey Feldman, Chris Tucker, Macaulay Culkin, com a namorada Mila Kunis (foto), o advogado Thomas Mesereau, que em 2005 livrou Jackson das acusações de pedofilia, e o coreógrafo Kenny Ortega, que preparava a turnê de relançamento da carreira do cantor.

Foto: Harrison Funk/Getty Images

O ataúde, banhado a ouro e prata Jackson terá companhias ilustres no cemitério Forest Lawn, um terreno de 117 hectares onde repousam nomes como Walt Disney, Humphrey Bogart, Errol Flynn, Nat "King" Cole e Jimmy Stewart.

O cemitério será reaberto ao público na sexta-feira, mas haverá um esquema especial de segurança na cripta de Jackson, segundo a polícia de Glendale. A cidade se empenhou ao máximo para garantir o bom andamento da cerimônia.

Foto: Getty Images

O espólio de Jackson vai reembolsar o Departamento de Polícia de Glendale por seus gastos, estimados em mais de 150 mil dólares.

Desde a véspera do sepultamento, helicópteros com equipamentos de visão infravermelha sobrevoaram o cemitério. Cães da polícia, agentes à paisana e guardas particulares também patrulhavam uma área de 120 hectares dentro e em torno do cemitério para garantir que não haveria infiltrados.

Foto: Kevork Djansezian/Getty Images

O irmão do artista revelou que Michael seria enterrado maquiado, usaria uma peruca especial e seria vestido por um estilista, "como se fosse o seu último show".

Os três filhos do cantor, Paris, Prince Michael I e Blanket, escreveram a mensagem: "Papai, nós amamos você. Sentiremos sua falta", que foram colocados ao lado do corpo, assim como a marca registrada do cantor: a luva branca.

Após o sepultamento, seguindo uma tradição americana, a família de Michael Jackson se reuniu para comer e beber, lembrando do legado do cantor. A "festa" foi num restaurante italiano em Pasadena, na Califórnia.

O reverendo Al Sharpton, que conduziu a cerimônia religiosa, postou em seu Twitter que no final da cerimônia, ele fez um discurso e Gladys Knight cantou. "Agora nos preparamos para deixá-lo descansar", escreveu.

ANIVERSÁRIO DE MICHAEL JACKSON
Fãs em todo mundo comemoraram o aniversário de Michael Jackson que completaria 50 anos no dia 29 de agosto passado

Foto: Getty Images

Em Berlim, na Praça Marlene Dietrich, bailarinos dançam para uma multidão

Foto: AP

O sósia Hector Jackson é ovacionado durante uma performance, por milhares de pessoas, no Monumento da Revolução na cidade do México.

Foto: Reuters

Muro grafitado com a imagem do cantor em Mumbai, na Índia

Foto: AP

Centenas de fãs romenos de Michael Jackson aglomeram-se para tocar na sua imagem ponta em um memorial para o artista que foi inaugurado no parque Herastrau em Bucareste, Romênia, sábado, 29 de agosto de 2009.



Permalink

Nenhum comentário: