12 de set. de 2009

Cardápio do Alvorada: Avião de caça, moquecas e caipirinhas

Cardápio do Alvorada:
Avião de caça, moquecas e caipirinhas
O presidente Lula quando bebe fica risonho e milionário, na última farra gastou 4 bilhões de dólares na compra de aviões franceses. Agora anda dizendo que foi uma decisão política

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Enquanto aguardava o presidente francês para o “churrasco” Lula experimentou umas caipirinhas, o resto foi conseqüência

Fontes: IstoÉ, Veja

A revista Veja e a Isto É comentam que o presidente Lula selou a maior compra militar do estado brasileiro desde a II Guerra Mundial tomando caipirinha e comendo moqueca de peixe no Palácio da Alvorada, na noite de domingo, véspera do feriado da Independência do Brasil.

Seu companheiro de mesa era Nicolas Sarkozy, presidente francês, que estava no Brasil cumprindo uma tarefa de caixeiro-viajante: vender à Força Aérea Brasileira 36 aviões de combate Rafale, produzidos pela francesa Dassault – uma operação de 4 bilhões de dólares.

Há onze anos que o Brasil prepara a compra de caças desse tipo, os quais, pela imensa capacidade de destruição e defesa, elevarão o poder geopolítico do país na América Latina. Estudos técnicos foram feitos e refeitos, orçamentos foram calculados e recalculados, diálogos diplomáticos foram entabulados e reiniciados – e todos esses esforços dissiparam-se numa decisão política tomada na privacidade de um jantar.

Lula regateou, Sarkozy prometeu comprar aviões da Embraer; Lula regateou novamente, Sarkozy prometeu "transferir tecnologia" para o Brasil. Conversa vai, conversa vem... e negócio fechado! O acordo foi anunciado pelo presidente no dia seguinte.

A intempestiva decisão presidencial enfureceu, com razão, os concorrentes da Dassault. A americana Boeing e a sueca Saab disputavam com a empresa francesa a fase final da compra. Ambas ainda respondiam às dúvidas da Aeronáutica e negociavam preço e condições com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Havia a expectativa de que a escolha só se desse no fim de outubro, quando terminassem as conversas diplomáticas e os testes militares.

Foto: Militar Power

A diferença do caça francês da Dassault para o Super Hornet americano (foto), é que o primeiro é uma promessa e o segundo, o preferido pela Força Aérea Brasileira, já foi suficientemente testado e aprovado em condições extremas de combate

A reação dos países perdedores foi previsível e imediata – especialmente dos Estados Unidos. A embaixada americana no Brasil divulgou nota afirmando que a Boeing fará nova oferta e não abre mão de participar das negociações. No Itamaraty, há o temor de que os americanos promovam alguma retaliação comercial. O anúncio precipitado de Lula também desagradou aos militares, que se sentiram negligenciados na escolha.

Negociações envolvendo armamentos são sempre feitas de governo para governo, mesmo que as empresas interessadas sejam privadas. Isso não impede, entretanto, que a opinião técnica seja levada em consideração.

Na caserna, o sentimento é de perplexidade: a cúpula das Forças Armadas avalia que foi ignorada pelo presidente Lula. O brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, comunicou que ia pedir demissão, mas foi dissuadido por Jobim, que se viu obrigado a contornar a lambança de Lula emitindo uma nota no dia seguinte ao anúncio presidencial para explicar que a compra ainda não estava fechada.

Foto: Reuters

Essa foto foi tirada na Base Aérea em Brasília, quatro dias depois do anúncio de Lula. O ministro Nelson Jobim, ao que parece, ainda estava tentando acalmar o japonês comandante da aeronáutica Juniti Saito que teima em pedira demissão.

Jobim e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, apesar disso, também se manifestaram a favor do negócio com a França, recorrendo ao argumento de que a aliança com os franceses seria estratégica para reduzir o poder dos Estados Unidos na América Latina – e, naturalmente, ampliar a influência brasileira na região.

Se o meganegócio for confirmado, como tudo indica que será, a Dassault deverá escapar de uma grave crise financeira – para felicidade de Sarkozy e do dono da empresa, Serge Dassault, senador pelo mesmo partido do presidente francês.


Nenhum comentário: