7 de set. de 2009

Fora Sarney! Motivou protestos em três capitais

Fora Sarney! Motivou protestos em três capitais
Sarney, que não é bobo, está escondido no Maranhão

Foto:MarcelloCasalJrAbr

Fontes: Estadão, Blog do Jamildo

Em Brasília, São Paulo e no Recife, as comemorações do 7 de Setembro foram marcadas por protestos contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que como presidente do Senado deveria ter comparecido na Tribuna de Honra em Brasília mas convenientemente não compareceu, foi para o seu feudo maranhense.

Na Esplanada dos Ministérios, cerca de 150 manifestantes, de acordo com a Polícia Militar, romperam uma das grades de segurança, invadiram o gramado e conseguiram chegar a menos de cem metros do palanque onde estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles cobravam a saída de Sarney da presidência do Senado.

"Sou brasileiro, sou patriota, mas eu não sou idiota", gritavam os manifestantes, em sua maioria estudantes de escolas secundárias e da Universidade de Brasília (UnB). Com as caras pintadas e narizes de palhaço, muitos carregavam cartazes e faixas com frases de efeito.

Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Ao final do desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, cerca de 50 estudantes tentaram chegar ao palanque das autoridades com faixas pedindo a saída do presidente do Senado, José Sarney, mas a polícia não permitiu. A manifestação foi convocada pela internet e pelo microblog Twitter.

Em São Paulo, cerca de 300 pessoas ligadas ao movimento Fora Sarney reuniram-se na Avenida Paulista, perto da Alameda Casa Branca, por volta das 15 horas, também para protestar contra o senador. No Recife, a 15ª edição do Grito dos Excluídos serviu de palco para manifestações.

Foto: Ag. JC Mazella

Lula, Obama, D. Helder e um retirante nordestino presentes ao Grito dos excluídos

No entanto, os pedidos de "fora Sarney" e pelo fim do Senado foram feitos apenas por integrantes da central sindical Conlutas e dos partidos políticos PSTU e PSOL. Quando o grupo chegou, com faixas vermelhas e folhetos, o Grito dos Excluídos já havia iniciado a caminhada de cerca de dois quilômetros da Praça Osvaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, à Igreja do Carmo, na área central da cidade.

Foto: Robert Fabisak/JC Imagem

Os manifestantes contrários a Sarney se posicionaram no final da passeata, que começou com mil pessoas e encerrou o trajeto com duas mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Querem até fechar o Senado.


Nenhum comentário: