16 de set. de 2009

Jogadores bolivianos abandonaram a Seleção

Jogadores bolivianos abandonaram a Seleção
Não se sabe se haverá jogadores para representar a Bolívia quando em outubro eles deverão enfrentar o Brasil em La Paz, já que a decisão veio da Associação dos Jogadores (Fabol) que denuncia a crise e pede providências que dificilmente poderão ser atendidas em tão curto espaço de tempo.

Foto: Getty Image

Presidente Evo Morales, ao centro, posa para fotos com os jogadores do selecionado boliviano em outubro do ano passado, desde então houve poucos momentos para risos

Fontes: El Diario, Radio Fides, Reuters , Lancenet

O presidente boliviano, Evo Morales, já havia proposto na semana passada a estatização do futebol no país, devido aos resultados fracos do time, que é a penúltima colocada entre as 10 seleções sul-americanas, com 10 pontos em 16 jogos.

Ontem, veio a inédita noticia que todos os jogadores bolivianos haviam renunciando indefinidamente aos seus postos na seleção do país, exigindo do governo e da Federação Boliviana de Futebol (FBF) uma reforma no futebol, afirmou a associação dos jogadores (Fabol) nesta terça-feira.

A mudança pode deixar a Bolívia sem time para enfrentar o Brasil, em casa, e o Peru nos jogos restantes das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 no mês que vem.

Ambas as partidas, no entanto, são apenas para cumprir tabela, já que o Brasil já está classificado e a Bolívia e o Peru foram eliminados.

"O futebol boliviano está em crise profunda e, enquanto nossas sugestões não forem atendidas ou implementadas (...), os jogadores profissionais renunciam indefinidamente a representar o time nacional", disse a Fabol em um comunicado.

A Bolívia é a penúltima colocada entre as 10 seleções sul-americanas, com 10 pontos em 16 jogos.

A associação dos jogadores quer que o esporte seja governado por um único conselho executivo com poderes iguais para "os atores reais do futebol, os jogadores, técnicos e árbitros" e mais investimento na categoria pelo governo.

O futebol boliviano é controlado por três entidades individuais: a FBF, a Liga e as associações nacionais.


Nenhum comentário: