26 de set. de 2009

VIOLÊNCIA URBANA: Refém é salva em ação bem sucedida da PM do Rio

VIOLÊNCIA URBANA
Refém é salva em ação bem sucedida da PM do Rio
Acabou morto o bandido que ameaçava jovem com uma granada, alvejado por um atirador de elite da PM

Foto: Blog Caso de Polícia/Extra

Ana Cristina Garrido, a refém, com a família:
”- Eu não queria que ele tivesse morrido... Mas era eu ou ele.”

Texto de Camilo Coelho , Clarissa Monteagudo e Paulo Carvalho
Fonte: Blog Casos de Polícia – Jornal Extra

Sexta-feira, 25 de setembro, 9h30m. Ana Cristina Garrido, de 42 anos, está trabalhando no escritório da farmácia Viva Mais, na Rua Pereira Nunes, em Vila Isabel. Oficial há 16 anos, o major João Jacques Busnello, atirador de elite da Polícia Militar, está à paisana no 6 BPM (Tijuca).

Mas uma sequência de acontecimentos marcará a história dos dois para sempre. Em liberdade há cinco meses, Sérgio Ferreira Pinto Junior, de 24 anos, rende o motorista de uma Kombi dos Correios. É descoberto pela polícia e, na fuga, invade a farmácia com granada nas mãos. Nesse momento, as três vidas se encontram.

Foto: Gustavo Azeredo/Extra

Sérgio faz Ana refém. A polícia cerca o local, mas Busnello é o último a chegar. Ficou no batalhão vestindo a farda da PM. Quando chega, escolhe o melhor ponto: a janela de um prédio em frente. A família fica assustada, mas aceita colaborar com a polícia. Busnello fica posicionado atrás de uma cortina, esperando o momento certo.

Foto: Pablo Jacob/Extra

A granada usada pelo bandido

Enquanto isso, o coronel Fernando Príncipe comanda a negociação. Desesperada, Ana Cristina passa mal e quase desmaia algumas vezes. Sérgio tira o pino da granada e, nervoso, diz que vai explodir todo mundo. Na primeira oportunidade, quando Ana abaixa para pegar uma garrafa de água, Busnello não atira. Espera um momento melhor. Às 10h40m, Ana quase desmaia e abaixa.

Foto: Gustavo Azeredo/Extra

Major Busnello faz o disparo certeiro, que mudou para sempre a história dos três.

Foto: Pablo Jacob/Extra

Major João Jacques Busnello, o atirador de elite

— Fiquei posicionado, de olho na luneta, esperando a determinação do comandante. Quando ele estava na iminência de detonar a granada, recebi a ordem de atirar, assim que possível.

Foto: Pablo Jacob/Extra

A violência é tal, que a gente tem que comemorar a morte violenta de um ser humano

Não podia errar. Guardei o boné e a cápsula como lembrança de um tiro certeiro — explica o major Busnello, aplaudido após o desfecho do sequestro. O disparo pôs fim a uma trajetória pontuada por passagens pela polícia.

Foto: Pablo Jacob/Extra

A refém já sã e salva retirada do local, por policiais

Sergio já havia cumprido pena por porte de arma, desobediência, estelionato e furto. Nascido no Méier, morava no Engenho Novo. Ano passado, foi preso em uma boate no Leblon após furtar uma bolsa. Em nove meses de prisão, nunca recebeu visita da família. É solto pela Justiça em caráter de urgência em fevereiro, pois estava preso desde agosto sem ser julgado. Só deixa o presídio em abril.

Foto: Pablo Jacob/Extra

Até a noite de ontem, ninguém apareceu para reconhecer seu corpo de Sérgio Ferreira Pinto Junior

Foto: Blog Caso de Polícia/Extra

O major João Jacques Busnello visitou neste sábado a comerciante Ana Cristina Garrido. Na chegada dele, Ana se emocionou:

“- Você salvou a minha vida. Muito obrigada” - disse ela, chorando.


Nenhum comentário: