27 de jun de 2013

Cara global de Guy Fawkes, a imagem dos manifestantes da atualidade

MUNDO
Cara global de Guy Fawkes, a imagem pontual dos manifestantes do nosso tempo
Da próxima vez que você vir aquele rosto misterioso com bigodes e um sorriso sutilmente sarcástico, lembre-se que por trás dela existe uma história, ideias, conceitos, e, sobretudo, pensamentos sobre liberdade e justiça.

Foto: Sergio Perez/Reuters

Manifestantes, usando máscaras de Guy Fawkes, protestam contra projeto que daria ao governo o poder de fechar as páginas da web que contenham links para conteúdo protegido por direitos autorais, como filmes e música, em frente ao Ministério da Cultura, Madrid, Espanha, 13 fevereiro de 2011

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Reuters, Blog Nerd Edgeek

Guy Fawkes (também conhecido como Guido) foi um soldado inglês católico que participou da “Conspiração da Pólvora” (Gunpowder Plot), que tinha como objetivo explodir o parlamento britânico durante uma sessão, em 5 de novembro de 1605.

A intenção da conspiração liderada por Robert Catesby, era iniciar um levante católico contra a repressão do rei protestante Jaime I, matando-o junto com outros parlamentares protestantes.

Guy Fawkes, um perito em explosivos, estava encaregado de detonar os 36 barris de pólvora colocados no sub-solo do parlamento.

A conspiração vazou e Fawkes acabou sendo preso, antes do atentado. Foi enforcado condenado pelos crimes de traição e tentativa de assassinato.

A Novela “V de Vingança”, de Alan Moore, retrata um personagem que utiliza a famosa máscara de Guy Fawkes e, que acabou mundialmente famosa. E hoje é uma referência de revolução na cultura nerd/pop em todo o mundo.

Princialmente quando foi levado as telas, no filme omonio “V de Vingança” (V for Vendetta), de 2006. A história conduz uma mensagem anarquista, busca de igualdade e de justiça numa sociedade que precisa ser reestruturada para que isso aconteça. O personagem é um carismático defensor da liberdade que busca uma revolução.

A agência Reuters, exibiu na sua página, imagens de mascarados Guy Fawkes, participando de movimentos, manifestações e passeatas em todo o mundo.

Foto: Damir Sagolj/Reuters

Manifestante usando a máscara de Guy Fawkes fala num megafone em meio a um protesto diante da sede da polícia, na zona comercial de Bancoc, capital da Tailândia, 16 de junho de 2013.

Foto: Jorge Silva /Reuters

Policial dispara spray de pimenta em um manifestante usando uma máscara de Guy Fawkes, na parte de trás da cabeça, durante confronto em manifestação em Salvador, Bahia, Brasil, 20 de junho de 2013.

Foto: Allison Joyce/Reuters

Integrante do movimento americano “Ocupe Wall Street”, usando uma máscara de Guy Fawkes, descansa em uma calçada durante pausa de uma manifestação em Nova York, EUA, 01 de maio de 2012.

Foto: Paul Hackett/Reuters

Adam Murray, na concentrção para um protesto, em frente a Catedral de St Paul, no centro de Londres, Inglaterra, 09 novembro de 2011.

Foto: Lisi Niesner/Reuters

Manifestantes usando máscara de Guy Fawkes, comemoram o sucesso da manifestação contra o ACTA (Acordo Comercial Anti-Falsificação), em Viena, Aústria, 25 de fevereiro de 2012

Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Um manifestante, usando máscara de Guy Fawkes, é fotografado durante um protesto em Frankfurt, Alemanha, 8 de junho de 2013.

Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters

Um homem, usando uma máscara de Guy Fawkes, diante do cordão de isolamento, que protege o Ministério da Defesa, num protesto ocorrido, no distrito de Abbassiya do Cairo, Egito, 30 abr 2012.

Foto: Murad Sezer/Reuters
Manifestantes contrário ao governo, usando máscaras de Guy Fawkes, posam para foto, em cima de um ônibus público danificado na praça Taksim, em Istanbul, Turquia, 1 junho de 2013.

Foto: Jason Cohn/Reuters

Três manifestantes usando máscaras, em frente ao Tribunal do condado de Jefferson, em Steubenville, Ohio, EUA, 13 de março de 2013.

Foto: Francois Lenoir/Reuters

Motorista de táxi, usando uma máscara de Guy Fawkes, durante um protesto por melhores condições de trabalho, no centro de Bruxelas, Bélgica, 19 de junho de 2013.

Foto: Sergei Karpukhin/Reuters

Pessoas usando máscaras de Guy Fawkes participam de um protesto próximo da praça Bolotnaya, protestando contra fraudes nas eleições parlamentares, em Moscou, Rússia, 10 de dezembro de 2011.

Foto: Stefan Wermuth/Reuters

Integrante do momvimento “Ocupe Londres” diante do edifício da Suprema Corte, Londres, Inglaterra, 18 de janeiro de 2012.

Foto: Hugo Correia/Reuters

Os manifestantes do movimento 15 de outubro, usando máscaras de Guy Fawkes, consultam um laptop, diante da polícia, durante uma manifestação em Lisboa, Portugal, 21 de janeiro de 2012.

Foto: Adrees Latif/Reuters

Um manifestante, usando uma máscara de Guy Fawkes, nos arredores de Charlotte, durante a Convenção Nacional Democrata, na Carolina do Norte, USA, em 05 de setembro de 2012.

Foto: Lucas Landau/Reuters

Um manifestante, usando uma máscara de Guy Fawkes , tira fotos em seu celular durante um protesto no centro do Rio de Janeiro 24 de junho de 2013.

Foto: Adrees Latif/Reuters

Um manifestante segura uma máscara de Guy Fawkes diante de um grupo de policiais que bloqueia uma marcha de protesto perto do local da Convenção Nacional Democrata em Charlotte, Carolina do Norte, EUA, em 4 de setembro de 2012.

Foto: Kim Branco/Reuters

Máscara de um manifestante do movimento “anti-corporativo’ é iluminado pela luz de seu celular, em Oakland, Califórnia, EUA, 11 de novembro de 2011.

Foto: Robert Galbraith/Reuters

Um manifestante, usando uma máscara de Guy Fawkes, diante de caixas eletrônicos, durante manifestação em Wells Fargo, no Distrito Financeiro, em San Francisco, Califórnia, EUA, 24 abr 2012.

Foto: Stoyan Nenov/Reuters

Um manifestante usa o seu telefone celular durante uma manifestação na Praça Taksim, em Istambul, Turquia, 08 junho de 2013.

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Um manifestante, usando uma máscara de Guy Fawkes, senta ao lado de um cartaz pichado, diante de um cartaz com fotos da presidente, Dilma Rousseff, durante um protesto contra a Copa da Confederação e do governo Federal, diante do Congresso Nacional, em Brasília, 17 de junho de 2013.

Nenhum comentário: