6 de jul. de 2009

China: conflito étnico-político-religioso mata 156

China: conflito étnico-político-religioso mata 156
Não se sabe ao certo o que aconteceu, mas tudo indica que uma concentração de mais de três mil uigures mulçumanos, acabaram massacrados ao desobedecerem a ordens da polícia para se dispersarem

Foto: Reuters /Twitter

Foto publicada via twitter mostra o bloqueio preparado pela polícia antes de iniciar o conflito que virou um massacre

Fontes: Estadão, Reuters , Xinhuanet

Confrontos e batalhas de rua deixaram pelo menos 156 pessoas mortas na província chinesa de Xinjiang, no oeste do país, e mais de 800 feridos, no mais violento levante étnico em décadas a atingir a região, há noticias que o numero de mortos poderá ser muito maior.

Foto: Reuters /Twitter

Corpos espalhados nas ruas no fim da batalha. Foto enviada via Twitter

A polícia bloqueou ruas em alguns trechos da capital da província, Urumqi, após a disputa entre os habitantes da região, os turcos uigures islâmicos, ter degenerado em violência com os chineses han. Testemunhas disseram que os confrontos também estouraram hoje na segunda maior cidade da província, Kashgar, embora com menor intensidade.

Wu Nong, diretora da assessoria de imprensa do governo provincial de Xinjiang, disse que mais de 260 automóveis e veículos foram atacados ou queimados ontem e 203 lojas foram depredadas.

Foto: Li Haitao –Shen Qiao/Xinhua

Pelos menos 800 feridos superlotaram os hospitais. Há possibilidades de muitos outros óbitos

"Nós pedimos à comunidade internacional que condene a China pelas matanças de uigures inocentes. Este é um dia negro na história do povo uigur", disse Alim Seytoff, vice-presidente da Associação Uigur-Americana, com sede em Washington.

Ontem, entre mil e 3 mil uigures participaram dos protestos, que a certo momento se descontrolaram e viraram uma anarquia.

Os relatos diferem sobre como irrompeu a violência, mas ela parece ter começado quando a multidão não obedeceu uma ordem para dispersar.

Foto: Reuters /Twitter

A agência estatal de Notícias da China, a Xinhua, informou que centenas de pessoas foram detidas e barreiras policiais foram montadas na cidades para impedir que manifestantes escapassem.

Foto: ShenQiao/Xinhua

Uma autoridade do governo chinês disse que as manifestações tinham sido planejadas por forças extremistas do exterior.

Moradores de Urumqi, capital de Xinjiang, alegaram que não tiveram acesso à Internet nesta segunda-feira.

"A cidade está basicamente sob lei marcial", disse por telefone Yang Jin, um vendedor de frutas secas.

Foto: ShenQiao/Xinhua

A tevê estatal chinesa mostrou imagens dos manifestantes atirando pedras contra os policiais e virando um carro de polícia, enquanto fumaça saia de veículos queimados.

Que regime é esse que funciona na China? Não há ninguém reclamando, nem pedindo uma investigação sobre o que aconteceu de verdade? Achamos essa situação mais grave do que a de Honduras. Será que estamos enganados?


Nenhum comentário: