7 de jul. de 2009

MICHAEL JACKSON: a cerimônia do adeus

MICHAEL JACKSON: a cerimônia do adeus
Um público de cerca de 18 mil fãs, que adquiriram ingressos por sorteio na internet, amigos, representantes da música pop, estrelas do esporte e líderes religiosos e dos direitos civis participaram da cerimônia de despedida do astro pop no Staples Center, em Los Angeles

Foto:Getty Images

O corpo de Michael Jackson iluminado, junto ao palco, no caixão que custou US$ 25 mil, feito de bronze maciço e coberto com ouro 14 quilates, com revestimento de veludo azul e acabamentos espelhados.

Fontes: Washington Post, Blog New York Times, Gazeta Web, Jornal do Brasil Online

Havia um temor que a homenagem num estádio, com a presença do corpo do cantor que morreu há dez dias, transformar-se numa homenagem de mau gosto. Alguns amigos como Elisabeth Taylor, disse não iria comparecer, pois seria um circo. Pelo contrário, conseguiram fazer uma cerimônia cheia de emoção e comedimento.

Um grupo gospel começou a despedida com o coro de "Nós vamos ver o rei" e um clipe mostrou cenas da carreira e performances, como a de "Ben".

Foto: Reuters

Mariah Carey lembrou o sucesso "I'll be there", numa emocionada interpretação, lembrado do período em que o cantor era dos Jackson 5.

Foto: Wally Skalij-AP

Jennifer Hudson o homenageou com um sucesso de Michael de 1993 hit "Will You Be There"

A ex-namorada de Michael Jackson, a atriz Brooke Shields, debaixo de lágrimas durante a cerimônia, leu um trecho do livro "O Pequeno Príncipe" e disse que Michael "amava a vida":

- Ele era carinhoso, engraçado, honesto e puro.

Shields chorou muito ao recordar alguns momentos com o cantor. Eles namoraram em 1984. Michael tentava ensinar a Brooke os passos de Moonwalk, contou ela:

- "Realmente não dá", Michael dizia. Ele adorava quando eu fazia imitações bobas. Seu riso era o mais doce e puro que jah ouvi.

A atriz conheceu Jackson quando ela tinha 13 anos e desde então se tornaram grandes amigos.

- Eu costumava brincar com ele dizendo, eu comecei quando eu tinha 11 meses de idade, Você perdeu, você tinha 5 anos, já era um velhinho - disse a atriz, que chegava a tremer de tão emocionada - Michael era único - completou Brooke, que beijou a mãe do cantor ao descer do palco.

Foto: Kevork Djansezian-Reuters

Stevie Wonder: "Este é um momento que eu não queria viver para ver"

Foto: Anzuoni-Getty Images

Jermaine Jackson, arremessou para filha de Michael uma rosa que retirou da lapela.

Foto: Kevork Djansezian-AP

Mario Usher cantou "Gone too soon" (algo como uma "partida muito cedo") ao lado do caixão de Michael Jackson.

Foto: Kevin Mazur-Getty Images

Smokey Robinson, um dos maiores nomes da soul music, leu mensagens da cantora Diana Ross: “Michael vai viver para sempre."

Foto: Wally Skalij-Getty Images

"Michael foi o maior astro do planeta", disse a cantora e atriz Queen Latifah.

Magic Johnson e Kobe Bryant, jogador do Los Angeles Lakers, leram também discursos para lembrar o astro.

Berry Gordy, fundador da lendária Motown, a primeira gravadora de Michael Jackson, deu uma das declarações mais fortes da cerimônia. "Quanto mais eu penso em Michael e falo sobre Michael eu acho que 'rei do pop' não é suficiente. Eu acho que ele foi simplesmente o maior artista que já existiu."

A deputada democrata pelo Estado do Texas, Sheila Jackson Lee, apresentou ao Congresso a resolução 600 que pretende considerar Michael Jackson "uma lenda e um ícone americano humanitário".

Foto: Mario Anzuoni-AP

Em sua primeira declaração pública, a filha de Michael Jackson, Paris Michael Katherine Jackson, de 11 anos, foi às lágrimas ao falar sobre o seu pai durante a cerimônia:

"Só queria dizer que, desde que eu nasci, o papai foi o melhor pai que eu poderia imaginar. Só queria dizer que eu te amo tanto", disse a garota, chorando muito e em uma das até agora raras aparições públicas sem o véu que o pai obrigava os filhos a usar. Dividindo o palco com irmãos de Jackson, ela foi abraçada e confortada por Janet Jackson.

Foto: Getty Images

Os irmãos de Jackson carregaram o caixão do cantor, para fora do estádio, no fim da cerimônia.


Nenhum comentário: