2 de jul. de 2009

Sobrevivente de Airbus se encontra com família

Sobrevivente de Airbus se encontra com família
A jovem adolescente Baya Bakari a única sobrevivente do o Airbus da Yemenia voltou para casa, a alegria não é completa, sua mãe não sobreviveu

Foto: AFP

Baya Bakari, 12, não sabe nadar, mas resistiu 12 horas agarradas a destroços, a queda do avião no Oceano Índico

Fontes: Jornal de Noticias, BBC Mundo, Diário de Notícias, Leve News

A única sobrevivente do acidente com o Airbus da Yemenia que caiu no Oceano Índico na terça-feira voltou a França onde se encontrou com sua família.

A garota, Baya Bakari, de 14 anos, foi resgatada depois de boiar por várias horas no mar, agarrada a um pedaço da fuselagem do avião.

Ela recebeu tratamento em um hospital em Comores. Como sofreu apenas cortes no rosto e teve uma clavícula quebrada, recebeu alta e foi levada à Paris em um avião do governo francês.

A mãe da garota está entre as vítimas do acidente que, acredita-se, matou mais de 150 pessoas.

Foto: Stephane de Sakutin/AFP

Bakarim Kassim, pai, e Bakari Baya, filha, juntos no avião do governo Frances que os levou das ilhas Comores a França

Os esforços para encontrar a caixa preta do avião continuam. Na quarta-feira, o governo francês havia dito que detectara o sinal emitido pelas balizas acopladas aos registradores de dados, mas depois voltou atrás e negou a informação.

A aeronave caiu no Oceano Índico na madrugada da terça-feira com 142 passageiros e 11 tripulantes, depois de enfrentar condições meteorológicas adversas. Havia 66 franceses a bordo, além de comorenses e cidadãos de países do Oriente Médio.

O voo IY626 era o trecho final de uma rota que se iniciou em Paris, com escala em Marselha, na França, e conexão no Iêmen até Comores.

Foto: AFP

Voluntários procuram destroços do avião e corpos dos passageiros, em Comores

Uma inspeção feita em 2007 na França havia detectado “defeitos” no avião, que desde então, segundo as autoridades, “nunca mais reapareceu em território francês”.

Isto acendeu um debate na União Européia para tentar garantir a fiscalização adequada não apenas das companhias que operam dentro do bloco, mas também as que operam fora dele.

O chefe da comissão de Transportes da União Europeia, Antonio Tajani, propôs a elaboração de uma "lista negra" mundial de companhias aéreas sem padrões de segurança adequados, a exemplo da relação já elaborada pelos países europeus.


Nenhum comentário: