3 de jul. de 2009

Sai Sarney entra Maciel
A estranha teoria da coluna de Claudio Humberto e das elucubrações de Merval Pereira:

Fontes: Coluna do Claudio Humberto, Coluna do Merval Pereira


Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr
“A prioridade de Lula é “salvar” a presidência de José Sarney do Senado, mas já admite a articulação de um acordo político como há muito não se vê no País, elegendo um senador de oposição “confiável e não-golpista” – diz a coluna de Claudio Humberto.

"O substituto de Sarney seria Marco Maciel (DEM-PE), a quem caberia ocupar a vaga de Eros Grau no Supremo Tribunal Federal, em agosto de 2010. Maciel é professor titular da Faculdade de Direito da UFPe."

Vindo de onde veio e pelo tom da matéria, está é a solução aceita pelo Senador Renan Calheiros, para resolver a crise no Senado, imaginando que também seria aceita pelo Planalto e usa a coluna do outro alagoano como "tubo de ensaio".

A candidatura de Marcos Maciel, não encontraria nenhuma resistência na oposição, até porque, como também diz Claudio Humberto, “Marco Maciel, não tentaria a dificil reeleição para o Senado, facilitado a reeleição de outro “confiável”, o tucano Sérgio Guerra.

O fato é que se Sarney renunciar, assume a presidência do Senado o tucano Marcondes Pirilo, e 45 dias depois acontece uma eleição, quando se escolhe o novo presidente do Senado que irá ocupar o mandato tampão de um ano e meio.

A base aliada dificilmente apresentaria dificuldades diante do nome do Senador que faria uma presidência saneadora, sem espetaculosidade, nem perseguições, como bem é do seu estilo.

Difícil é imaginar, a segunda parte do plano, Marco Maciel no Supremo Tribunal Federal e longe das eleições em Pernambuco. Há muito afastado dos livros de Direito e por nunca militado com constância como advogado, não tem o cacoete para o cargo. Maciel não aceitaria um posto dessa importância se não tivesse a altura de exercê-lo com competência.

A coisa toma mais consistência porque Merval Pereira, na sua coluna, diz que a saída de Sarney é uma possibilidade real. E Complementa.

"A questão agora parece ser encontrar um nome que possa resistir à ofensiva da oposição, aglutinar a base aliada e manter a aliança PT-PMDB intacta."

"O DEM, que fez um acordo heterodoxo com o PT para eleger Sarney, já está descomprometido com sua presença na presidência do Senado e articula uma candidatura alternativa."

"Qualquer dos lados, na definição do líder do DEM, senador Agripino Maia, terá que escolher um nome que seja "muito parecido com Jesus Cristo", e, se for mulher, com "Nossa Senhora", porque, se não, será triturado pelas denúncias. E está difícil achar esse exemplar entre os 81senadores de Brasília."

Depois disso foi que surgiu o nome de Marco Maciel.

Nenhum comentário: