24 de jul. de 2009

Zelaya cruzou a fronteira de Honduras mas voltou à Nicaragua

Zelaya cruzou a fronteira de Honduras mas voltou à Nicaragua
Apesar da Suprema Corte de Honduras ter expedido ordens de prendê-lo assim que pise em solo hondurenho, o exército não o prendeu no primeiro momento, não se sabe porque ele resolveu voltar a segurança da Nicaragua.

Foto: La Prensa

As 2:25 da tarde, horário local, o ex presidente pisou em territorio hondurenho pela primeira vez desde que foi destituído em 28 de junho.

Fontes: G1, El Heraldo

O presidente deposto e exilado de Honduras, Manuel Zelaya, chegou nesta sexta-feira (24) a Las Manos, posto fronteiriço entre Nicarágua e Honduras.

Ele tenta voltar ao poder para retomar seu cargo. Zelaya foi derrubado em 28 de junho quando tentava fazer um plebiscito proibido pela suprema corte, para tentar ser reeleger, o que é considerado traição à pátria na Constituição hondurenha.

Zelaya, que chegou de jipe e sob uma forte chuva, foi cercado por manifestantes favoráveis à sua volta, que gritavam "Viva Mel!". Do outro lado da fronteira, policiais e militares fortemente armados impediam a passagem.

A Suprema Corte deu ordem expressa aos militares para prendê-lo caso cruze a fronteira. Entrevistado pela rede CNN quando Zelaya já estava na fronteira, o chanceler do governo interino, Carlos López Contreras, reafirmou que ele seria preso.

Pesam contra Zelaya acusações de traição à Constituição e de corrupção.

Do lado hondurenho da fronteira, a polícia teria usado gás lacrimogêneo contra manifestantes, segundo a imprensa local. Não houve feridos. Por enquanto.


Nenhum comentário: