19 de jul. de 2009

Mulher de Zelaya é candidata a sucessão em Honduras

Mulher de Zelaya é candidata a sucessão em Honduras
Manuel Zelaya não se incomoda em antecipar eleições, nem dividir por alguns meses o poder, num proposto governo de coalização, está em marcha em Honduras à campanha eleitoral de sua mulher Xiomara Castro, como candidata a sua sucessão

Foto: Getty Images

XIOMARA CANDIDATA: Estamos levantando essa possibilidade, ainda não ventilada nos meios de comunicação, por nos parecer por demais obvia.

Fontes: AFP, Jornal do Brasil, Yahoo Notícias, La Nacion

É por isso que o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, concorda com proposta do presidente da Costa Rica, Oscar Arias, de um governo de coalizão e o atual presidente Roberto Micheletti rejeita?

O problema consiste que Zelaya quer voltar de qualquer maneira, qualquer poder é melhor que poder nenhum, e não há a menor garantia que ele depois de sentado novamente na cadeira presidencial, vá cumprir qualquer acordo.

Vilma Morales, ex-presidente da Suprema Corte de Justiça (foto) e integrante da comissão de Micheletti no diálogo que acontece na Costa Rica, diz que não é possível “... realizar nenhum acordo sem respeito a nossas instituições e sem respeito à Constituição da República", afirmou.

Segundo ela, “algumas reivindicações envolvem instituições do Estado hondurenho e, portanto, precisam que elas sejam consultadas”. Em resumo não se pode fazer um acordo a toque de caixa, sem um marco legal.

Ao se referir a alguns dos sete pontos da proposta de Arias, entre eles a restituição de Zelaya, explicou que a aplicação de uma anistia política compete só ao Parlamento hondurenho, e que a antecipação das eleições gerais é competência do Supremo Tribunal Eleitoral.

"Não podemos comprometer as instituições" sem antes consultá-las, porque "não é essa comissão que tem capacidade legal para decidir", comentou.

Todo mundo sabe que Manuel Zelaya não é muito de respeitar as leis vigentes no país, e para tanto estava enfrentando uma decisão da suprema corte e outra do congresso nacional, e ia realizar a força um plebiscito em Honduras quando foi apeado.

Foto: AP

Por outro lado Xiomara Castro assumiu sem disfarces sua candidatura a sucessão, enquanto faz campanha pela volta do seu marido Manuel Zelaya ao país.

Aos manifestantes seguidores do seu marido, falou neste sábado na ponte de Las Brisas para prosseguirem na luta "porque esta vitória tem que ser conquistada".

Dias atrás, usava a morte do jovem, Isis Obed Murillo, ferido a bala em circunstancias misteriosas, durante manifestação no aeroporto internacional de Toncontin em Tegucigalpa, agora transformado em mártir.

Fez um comício abraçando a mãe do rapaz, Rebeca Obed, atribuindo o crime as forças armadas de Honduras e afirmando que com a volta do seu marido os culpados seriam punidos.

Hugo Chávez é seu mentor e modelo, com quem tem laços de amizades, de longas datas, a foto é de agosto do ano passado, quando ela acompanhava o marido na cerimônia de instalação da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas) órgão latino-americano criado por Chávez e comparsas, para tumultuar as relações comerciais e políticas no continente.

Como se vê o jogo de Manuel Zelaya, filhote de Chávez , é se manter no poder a qualquer custo, além de tudo haveria a vantagem de depois do mandato da mulher ele se candidatar de novo, seria até melhor do que ele pretendia antes de ser apeado do poder .


Permalink

Nenhum comentário: