17 de jul. de 2009

Chávez: "É questão de horas o regresso de Zelaya"

Chávez: "É questão de horas o regresso de Zelaya"
Credita-se a frase do presidente venezuelano a uma tentativa de desestabilizar as negociações que estão ocorrendo na Costa Rica, para continuar no centro da polêmica

Fontes: El Tiempo, Reuters, El Heraldo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vem pautando a crise em Honduras. Tendo sido indiretamente o responsável pela eclosão do confronto entre o ex-presidente Zelaya e os poderes constituídos do estado hondurenho, o venezuelano está adorando a crise por servir de janela, para aparecer com líder incendiário da America Latina.

Ora acusa os americanos de estar por trás do “golpe” que destronou o seu amigo hondurenho, ora pede que os americanos intervenham na crise, militarmente, ora ameaça usar a Força Militar do bloco que lidera, para repor Manuel Zelaya de novo no poder, ameaçando com uma guerra de conseqüências regional.

Onde quer que esteja, o presidente venezuelano, (foto) está sempre sugerindo soluções extremadas, tentando pautar o comportamento de Zelaya, sugerindo que ele volte ao país, para deflagrar um conflito local, para que ele continue no centro dos acontecimentos.

Apesar de se dizer firmemente decidido a voltar ao seu país como presidente, o discurso de Zelaya é bem menos incendiário que o de Chávez, que quer virtualmente ver o circo pegar fogo.

Uma iniciativa unilateral da parte de Zelaya para voltar ao país colocaria imediatamente em risco os esforços de uma solução pacífica coordenada pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, que neste sábado vai tentar dar um passo decisivo na quase impossível tarefa de pôr fim ao impasse entre os lados rivais em Honduras, propondo um governo de coalizão.

O plano de Chávez é fazer a cabeça de Zelaya, para não aceitar qualquer proposta do costa-riquenho e sair de Manágua, já em direção a Honduras, pronto para o conflito final de consquencias absolutamente imprevisiveis, com risco de muita violência e mortes.

Nenhum comentário: