5 de jul. de 2009

Morte em Honduras

Morte em Honduras
(Atualizado) Confronto entre soldados e manifestantes deixa uma pessoa morta

Foto: Jose Cabezas/Agence France-Presse — Getty Images


Foto: Blog do Noblat

A Cruz Vemelha informou, há pouco, 21h, segundo o site do Jornal El Heraldo que morreu vítima dos distúrbios no aeroporto de Toncontín, Honduras, o jovem Isis Obeth Murillo de 19 anos, originário da cidade de Olancho.

Fontes: Blog do Noblat, La Prensa, The New York Times, BBC Brasil

Os distúrbios aconteceram quando o avião que conduzia o ex-presidente Manuel Zelaya, começou a fazer procedimentos de aterrissagem mesmo sem permissão da torre de controle do aeroporto, e caminhões do Exército foram enviados para a pista para evitar o pouso.

Foto: El Heraldo

Os simpatizantes de presidente Manuel Zelaya protagonizaram um enfrentamento com as Forças Armadas, buscando tomar a pista para que o avião conduzindo o presidente, que sobrevoava o aeroporto pudesse pousar.

Pelo telefone, o Zelaya dramaticamente falava por telefone com emissoras de rádio e TV fazendo apelos ao comandante do Exército hondurenho, general Romeo Vazquez:

"General, não destrua seu próprio povo e sua própria família. Ajude-nos a tentar convencê-los (os responsáveis pela deposição do presidente) a reconsiderarem suas ações. O povo está nas ruas e eles não podem governar."

"Eles (os que depuseram o presidente) foram rejeitados por todos os países do mundo. Pare seus soldados, general, peço isso a você com todo meu amor como um cidadão hondurenho e como seu amigo. Pare o massacre em nome de Deus", pediu Zelaya.

Foto: Eduardo Verdugo/Associated Press

Motivada pelo presidente a multidão partiu para o confronto

Noutro instante dava ordens: “Determino que ao Estado Maior das Forças Armadas que cumpram está ordem de abrir o aeroporto para que se proceda a aterrisagem.”

Por fim instigando a multidão declarou: "Se tivesse um pára-quedas me lançava”

Zelaya pediu também ao presidente de Estados Unidos, Barack Obama, que tome as medidas necessarias para que ele possa retornar ao poder.

Descaramento desses líderes esquerdistas latinos, enquanto o seu comparsa Hugo Chávez diz que foram os americanos que provocaram a derrubado de Zelaya, ele pede para Obama consertar a "cagada" que os dois provocaram. Querem o quê? Que os americanos mandem tropas para que ele volte ao poder?

Foto: Eduardo Verdugo/Associated Press

O avião, que não tinha permissão de pouso,ficou circundando o aeroporto, até que houvesse o confronto e a consequentes morte.


Nenhum comentário: