8 de abr. de 2009

Terremoto Itália mortos já chegam a 280

Terremoto Itália mortos já chegam a 280

Foto: Getty Images

Cerca de 28 mil pessoas ficaram desabrigadas

Fontes: BBC Brasil,Yahoo-Reuters,Corriere della Sera

Equipes de resgate trabalharam sob a luz de lampiões na fria madrugada de quarta-feira em busca de sobreviventes do terremoto no centro da Itália. Conseguiram retirar mais corpos dos escombros, elevando o total de mortos a 280 às 16 horas de hoje, 08.

Aproximadamente 1.000 pessoas permanecem feridas, das quais cerca de 100 com gravidade, e há mais 50 desaparecidos

Foto: Getty Images

Milhares de sobreviventes do pior terremoto do país em três décadas passaram a noite em tendas, enquanto uma série de tremores secundários atingia a montanhosa região de Abruzzo, o que obstruiu os trabalhos de resgate e causou pelo menos mais uma morte.

Foto: Reuters

Os novos tremores aconteceram durante toda a noite, aumentando a tensão entre a população local. O mais violento desde segunda-feira, ao anoitecer, fez as equipes de resgate se dispersarem e derrubaram prédios que já estavam abalados, inclusive parte da basílica e da estação de trens de L'Aquila, cidade histórica que foi a mais devastada.

O prefeito local disse que uma pessoa morreu no bairro de Roio. O tremor secundário, de magnitude 5,6, foi sentido nos andares mais altos em Roma, cerca de 100 quilômetros a oeste.

Um homem de 76 anos morreu de ataque cardíaco na capital italiana durante um dos tremores.

Foto: Reuters

"Aconselhamos as pessoas a não voltarem para suas casas", disse o primeiro-ministro Silvio Berlusconi em entrevista coletiva em L'Aquila. Ele declarou estado de emergência nacional e enviou tropas para a área. Também forneceu barracas e 16 cozinhas móveis para acomodar e alimentar cerca de 14 mil desabrigados.

Foto: Reuters

Centenas de pessoas, muitas delas voluntariamente, usam escavadeiras ou as próprias mãos para remover os escombros. As equipes de resgate comemoraram a retirada com vida de uma moça de 20 anos, que passou 42 horas sob os destroços de um prédio de quatro andares.

Ao longo do dia, porém, o número de mortos subiu constantemente. Um bombeiro da cidade portuária de Pescara, que foi a L'Aquila participar do trabalho, desabou em pranto ao encontrar o corpo da sua enteada, que estudava na universidade local.

Foto:Reuters

O primeiro funeral de uma vítima ocorre na quarta-feira, na cidade de Loreto Aprutino.

Foto: AP

Integrante de equipe de salvamento da Espanha usa cão farejador em busca de sobreviventes

O bispo de Áquila, Giuseppe Molinari, vai rezar uma missa para as vítimas do terremoto na sexta-feira.

O papa Bento 16 disse que vai visitar a região "o mais cedo possível".

Foto: Reuters

Vista aérea da destruição em Onna, outra cidadezinha atingida, onde morreram cerca de 400 pessoas.

A moradora de Áquila, Antonella Massi, disse que os habitantes da cidade ficaram chocados com a perda de tantos entes queridos. "A cidade foi reduzida a escombros com mais de 40 mortos e muitos deles eram jovens."

"Uma geração inteira desapareceu", acrescentou.


Nenhum comentário: