17 de abr. de 2009

Roseana é a nova governadora do Maranhão

Roseana é a nova governadora do Maranhão
O governador Jackson Lago, embora cassado, nega-se a sair do Palácio do Governo

Foto: Karlos Geromy/O Imparcial

Fontes: Jornal do Brasil, Terra, Último Segundo

Roseana Sarney assumiu o governo do Maranhão, hoje, 17, depois de ter conseguido através de uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o atual governador Jackson Lago (PDT), por crime de abuso de poder político.

Mesmo após a diplomação de Roseana Sarney pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), e a posse na sede Assembléia Legislativa, e depois de ter se esgotado todas as chances e recursos judiciais de continuar no cargo, o ex-governador Jackson recusa-se a deixar o Palácio dos Leões, a sede do governo maranhense.

Aproximadamente 500 militantes do PDT, alguns ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Via Campesina, denominados de "balaios" (em alusão a um movimento social do Maranhão do século XIX), invadiram a sede do governo do Estado como forma de protesto pela confirmação da cassação de Lago pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ocupação foi comandada pelo próprio Jackson Lago. Também apoiaram a iniciativa o deputado federal Domingos Dutra (PT) e o deputado estadual Valdinar Barros (PT).

Segundo Lago, "se sairmos aos poucos, daremos sinal de que nossa luta acabou". "Precisamos resistir", confirmou o ex-governador cassado. Durante a madrugada e início da manhã, eles cantavam músicas de protestos e proferiram discursos contra a decisão do TSE de ratificar a cassação de Lago. Foram montadas tendas para os "balaios" e os líderes do grupo buscam doações para fornecimento de lanches e água.

Foto: Dida Sampaio/AE

Lago no interior do Palácio: "Eles ficaram ricos e montaram TV's e jornais. Agora, eles estão de volta ao poder", em referência à família Sarney.

Lago pretende passar a noite nas dependências do Palácio dos Leões.
Os manifestantes ficaram nos jardins do Palácio onde foram montadas barracas e um palco livre para que qualquer um manifestante tivesse oportunidade de cantar sua "revolta pela tentativa de golpe".

Entre os cantores que se apresentaram durante o protesto, estavam o compositor maranhense César Teixeira e o ex-secretário de Cultura, Joãozinho Ribeiro. E entre as músicas mais tocadas no acampamento, estavam "Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores", de Geraldo Vandré.

"O Maranhão avançou muito nos últimos dois anos. Tivemos um governo realmente democrático. Não podemos perder isso", repetia Ribeiro a cada música.

Foto: Arquivo

Palácio dos Leões

No discurso de posse, Roseana fez duras críticas aos 28 meses de governo Jackson Lago no Estado e chegou a dizer que, no período, envergonhava-se de ser maranhense.

Apesar de não simpatizarmos nem um pouco com os Sarneys, consideramos melancólica e ridícula essa resistência do ex-governador Jackson Lago, que pode acabar de foram bastante desagradável, principalmente pela companhia com que se encontra.

O pessoal do MST e variantes, vão no mínimo, vai acabar depredando o histórico e belo “Palácio dos Leões”, sede do governo maranhense.

Os maranhenses têm que botar para correr essa turma de Sarney de uma vez por todas, derrotando-os em todas as próximas eleições, como fizeram da última vez. Assim esperamos.

Roseana fará mais uma cirurgia

Fontes: Blog do Josias de Souza

Roseana só passará a frente do Governo do estado, tempo suficiente para nomear o secretariado. Em seguida vai pedir uma licença médica e passará o comando do Estado ao vice, o ex-senador João Alberto (PMDB).

Fará em seguida a 21ª cirurgia de sua vida, desta vez a mais arriscada, trata-se de eliminar um aneurisma cerebral. Roseana descobriu, no ano passado, que trazia no crânio uma artéria dilatada em 6 milímetros.

A princípio faria uma cirurgia logo depois do carnaval, mas resolveu esperar pelo resultado do julgamento do TSE para depois se submeter à operação. Consta que de lá para cá o aneurisma cresceu.

Na verdade, mesmo agora, a indicação cirúrgica ainda é opcional, mas a Governadora decidira eliminar o problema, em vez de conviver com ele, como fez com Jackson Lago.


2 comentários:

Anônimo disse...

parabens pelo seu blog mto bom bem diversificado, adorei!

Anônimo disse...

governadora obrigado pelas viaturas pra cedral estava precisando pois ja deu resultado dias atras foi preso dois traficantes um em oitero e outro em pericaua com muitas drogas queremos mais envestimento no turismo nas prais de oitero e pericauagivanildo de brasilia em defesa de pericaua aquele cantinho do brasil.