6 de abr. de 2009

Misseis talibãs atacam tropas após visita de Merkel

Misseis talibãs atacam tropas após visita de Merkel

Foto: Getty Image

Chanceler alemã Angela Merkel em um helicóptero com tropas alemãs durante visita surpresa a Kunduz no Afeganistão

Fontes: Abril Notícias, Correio da Manhã, Deutsche Welle

Chanceler alemã Angela Merkel em um helicóptero com tropas alemãs durante visita surpresa de hoje, 6,a Kunduz no Afeganistão A chanceler federal alemã, Angela Merkel, chegou na manhã desta segunda-feira à cidade de Kundus, no Afeganistão, para uma visita surpresa aos 700 soldados alemães estacionados no norte do país.

Imediatamente após a visita, o acampamento alemão foi alvo de dois mísseis, que explodiram no campo ao lado. Ninguém ficou ferido.

O Ministério da Defesa descarta a possibilidade de se tratar de um ataque pessoal à premiê, já que os mísseis explodiram cerca de 20 minutos após a saída de Merkel.

Por motivos de segurança, a viagem foi mantida em segredo até o último minuto. Trata-se da segunda visita ao país da chefe de governo alemã, que foi acompanhada pelo ministro alemão da Defesa, Franz-Josef Jung.

Foto: Reuters

As imagens tranquila do desembarque da Chanceler desmentem as milícias talibãs que ao assumiram o atentado contra o acampamento do Exército alemão no Afeganistão, que disseram ter lançado 15 mísseis bem no momento em que Merkel desembarcava.

Foto: Reuters

Outras imagens mostram que a permanência da Chanceler alemã, foi tranqüila, mostrando inclusive sua visita a uma escola militar onde afegãos, homens e mulheres são treinados por militares alemães.

Segundo o porta-voz do Ministério da Defesa, o ataque, que não deixou feridos, ocorreu 20 minutos depois de Merkel e o ministro da Defesa, Franz Josef Jung, terem abandonado o local.

A Alemanha tem destacados 700 soldados em Kunduz, onde este ano já ocorreram diversos ataques dos talibãs e a visita de Merkel acontece logo após a cúpula da OTAN, na qual seus países-membros se comprometeram a enviar mais 5 mil soldados ao Afeganistão.

Essas visitas surpresas de Chefes de Estado as suas tropas em missão no exterior estão ficando muito previsível e por isso mesmo cada vez mais arriscadas.

Por exemplo, todo mundo imagina que nos próximos dias o presidente Barack Obama vai visitar as tropas no Iraque. Pode ser até hoje, já que ele está na região.


Nenhum comentário: