16 de abr. de 2009

Inconformidade

Inconformidade

Luis Fernando Veríssimo
Fonte: Blog do Noblat

A matéria do "New York Times" era sobre os casamentos gays e o estranho fato de terem sido proibidos na Califórnia, um dos estados mais "liberais" do país, e aprovados em Iowa, um daqueles típicos estados do meio-oeste americano que não são quadrados apenas no mapa. A matéria também mencionava a posição indefinida do Barack Obama com relação aos gays e as queixas da comunidade pela ausência de gays na sua administração. E citava a observação bem humorada de um dos seus membros:

- Se Obama tivesse mais assessores gays a Michelle não teria usado aquele vestido na recepção da rainha.

Na verdade, não são só os gays que se sentem sub-representados no governo do Baraca . "Progressistas" também se queixam das flutuações do presidente, que ora escolhe uma equipe para remediar a crise econômica liderada pelo Lawrence Summers, um dos responsáveis pela doença, ora propõe um orçamento mais social nas suas prioridades do que qualquer outro desde o da "guerra à pobreza" de Lyndon Johnson.

O Obama da campanha presidencial aparece e desaparece, confirmando ou frustrando as promessas de mudança. A retórica anti-guerra foi desmoralizada com a manutenção do secretário de Defesa do Bush e a ausência de qualquer quebra dramática com a política anterior. Já os gestos de aproximação com o Irã, o mundo islâmico e Cuba contrastam claramente com o legado Bush. Quem, ou o que, é o verdadeiro Obama?

Foto:Reuters

Claro que não é fácil. Agora mesmo, a simples escolha de um cachorro para as suas filhas está criando controvérsias para o Baraca. Alguns acham que para ser fiel à sua imagem ele deveria ter escolhido um cachorro abandonado, de preferência sem pedigree. A escolha de um criado e com linhagem, por mais simpático que seja, é vista como elitista. Se entendi bem, a origem do novo primeiro cachorro é portuguesa. Aguardam-se manifestações de inconformidade de pastores alemães, chiuauas mexicanos...

Dizem que perguntaram ao Obama se ele era de esquerda, de direita ou de centro e ele respondeu "Sou".


Um comentário:

Ana Maria disse...

the passira,

Super-hiper bom! Ótimo estar no ar novamente!

Abraço,

Ana Maria