25 de abr. de 2009

Dilma Rousseff faz tratamento de câncer

Dilma Rousseff faz tratamento de câncer
A ministra retirou um linfoma e vai fazer quimoterapia

Fotos: Roosewelt Pinheiro/Abr - Elza Fiúza/ABr

Dilma Rousseff, nas duas fotos da Agência Brasil, feitas no mesmo horário, começo da tarde, a primeira no dia 20 de Março e a segundo, 13 de Abril. É visível o abatimento, em menos de um mês, após saber da doença e começar o tratamento. Boa Sorte para a Ministra!

Fontes: O Globo, Agência Brasil

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, 61, concedeu uma entrevista coletiva, neste sábado, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para falar sobre o tratamento contra um tumor maligno embaixo da axila esquerda.

Segundo o médico Roberto Kalil, o nódulo tinha 2 centímetros. A biópsia diagnosticou que se trata de um linfoma – no caso, um gânglio.

“A cirurgia de retirada já foi feita há algumas semanas”, informou o médico.

Durante o tratamento, que deve durar cerca de quatro meses, a ministra será submetida à quimioterapia complementar.

Segundo Dilma, o câncer - chamado de Linfoma de Grandes Células - foi constatado em exames de rotina, e o gânglio, extraído numa cirurgia ambulatorial. Ela disse ter recebido dos médicos a garantia de que não precisará diminuir o ritmo de trabalho. A quimioterapia deverá durar cerca de quatro meses, e cada sessão terá aproximadamente quatro horas.

A ministra contou que os primeiros exames não constataram outros focos de linfoma. Segundo a oncologista Yana Novis, o tumor tinha apenas 2 centímetros e estava em estágio 1, inicial. Após cada sessão de quimioterapia, diz Yana, Dilma deverá ir para casa e poderá trabalhar normalmente no dia seguinte.

Dilma Roussef ressaltou a importância de ter se submetido a exames preventivos, pois o câncer linfático não apresenta sintomas no estágio inicial.

O oncologista Paulo Hoff, que também participou da entrevista coletiva, afirmou que um linfoma detectado em estágio inicial, como no caso de Dilma, tem chance de cura superior a 90%.

Segundo ele, é possível considerar o paciente totalmente curado após o tratamento. Neste momento, segundo ele, não há evidência de sintomas na ministra.

Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, os gânglios linfáticos estão situados no pescoço, nas axilas e na virilha. Internamente, são encontrados principalmente no tórax (mediastino) e no abdômen. As amídalas, o fígado e o baço também fazem parte do sistema linfático.

O tratamento está sendo coordenado pelo cardiologista Roberto Kalil, que também é médico do presidente Lula e do vice-presidente José Alencar, que também se trata de um câncer.

Segundo ela, as atividades à frente da Casa Civil não serão prejudicadas.

Nós desejamos boa sorte a Ministra. Torcemos sinceramente pelo seu pronto restabelecimento, que fique curada e que sua vida volte ao normal o mais depressa possível, para a gente voltar a falar mal dela.


Nenhum comentário: