7 de abr. de 2009

Ao prever o terremoto foi chamado de imbecil

Ao prever o terremoto foi chamado de imbecil
A prefeitura chegou a denunciá-lo a polícia por estar causando pânico na população

Fontes: BBC Brasil, Expresso, Italia News

Giampaolo Giuliani, do Laboratório Nacional de Física de San Grasso, que advertiu há poucos dias que ia ocorrer um sismo de grande magnitude em Itália, e não foi levado a sério disse, ontem, sentir-se “responsável pela morte de 200 pessoas...”, acha que deveria ter insistido mais em divulgar o que sabia ser certo.

Os danos do sismo na Itália poderiam ter sidos minimizados, pelo menos no aspecto humano, se as autoridades tivessem dado ouvidos às advertências feitas pelo geólogo.

Na televisão, Giampaolo Giuliani, uma semana atrás, disse ter dados científicos que apontavam para a iminência de um terremoto no centro do país. O Diretor da Defesa Civil, Guido Bertolaso, chamou-o de "imbecil", ao vivo e recomendou a população que não lhe desse crédito.

Por sua insistência foi acusado de "brincar com assuntos sérios" e chegou a ser denunciado à polícia, pela Prefeitura de Áquila, por alarmar a população.

Na verdade o método usado pelo geólogo, não é popular, e ainda não havia sido testado com precisão.

Há quem diga entusiasmado que de agora em diante, os terremotos não podem mais serrem considerados fenômenos não previsíveis.

O método utilizado por Giuliani, baseia-se na análise de um gás radioativo, o radon. Segundo o investigador, quando as falhas sísmicas se movimentam, este gás encontra um ponto de fuga e alcança a superfície, de modo que é possível apontar com precisão o lugar em que um sismo vai ocorrer. Foi assim que aconteceu na Itália.

Permalink

Nenhum comentário: