6 de abr. de 2009

Obama toma posse da presidência do mundo

Obama toma posse da presidência do mundo

Foto: Getty Images

Comprovando sua capacidade de liderar o mundo, no meio da crise.

Obama não tem sido dos mais brilhantes na condução da política americana, nos primeiros dias de governo, prestes a completar os cem dias de folga que a imprensa americana costuma dar a todos os presidentes principiantes.

A equipe econômica esbarrou entre si, houve pouco avanço, e muita incerteza na qualidade e eficiência nas medidas econômicas adotadas, parecendo alguém pisando num terreno desconhecido e escorregadio.

Quis o destino que o primeiro presidente negro americano encontrasse o país numa situação de penúria e dificuldades, impensável há poucos anos atrás. Bancos e grandes corporações falindo ou com sérios riscos de quebra, desemprego em índices nunca vistos, e com o futuro sem uma perspectiva definida.

Trilhões de dólares são despejados num buraco negro que tudo consome e faminto pede mais e mais.

Por mais que tenha encolhido os Estados Unidos, porém, continua sendo a locomotiva do mundo e todos têm que torcer para que o jovem e inexperiente presidente de origem queniana acerte com sua equipe, para que o resto do mundo comece a submergir.

Por isso nunca um presidente americano foi tão observado como Barack Obama nessa reunião do G20, seu primeiro teste diante e junto às lideranças mundiais, todos com mais tempo no cenário mundial, reconhecendo-lhe a importância, mas não dispostos a lhes ceder liderança de forma gratuita.

Foto: Reuters

Efeito Obama: o bom humor entre os chefes de estado, o primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi na extremidade morre de rir, até o presidente da China, Hu Jintao, normalmente muito compenetrado não resiste ao clima descontraído.

Neste tópico Obama é imbatível. Chegou um dia antes da reunião a Londres, ambientou-se, afinou-se com o premiê Britânico, visitou a rainha e sem muito esforço foi seduzindo a todos: imprensa, opinião pública e líderes mundiais.

Consciente da sua importância, mas sem exibir seu poderio. O comentarista político Caio Blinder disse sobre esse jeito Obama de ser: “Quem diria: um presidente americano que conhece o seu devido lugar.”

Obama lembrou que seu país não deve ficar constrangido com sua importância, mas também deve aceitar que os tempos mudaram. Na verdade no momento os americanos não estão em condições de impor regras nem dizer o caminho. Têm que ouvir, opinar e convencer para ter o seu ponto de vista aceito e isso ele fez com maestria.

Nos dias seguintes na reunião da OTAN cada vez mais desembaraçado parecia ter finalmente assumido a presidência dos estados unidos e conseqüentemente do mundo.

Foto: Getty Images

Na Republica Checa nesse domingo, recepcionado por uma multidão


Permalink

Nenhum comentário: