27 de abr. de 2009

Rafael Correa eleito imperador do Equador

Rafael Correa eleito imperador do Equador
“Reelección histórica” dizem os jornais equatorianos

Foto: Getty Images

Desde ontem a noite, domingo, Rafael já comemorava

Fontes: Ultimas Noticias, Reuters, La Hora

Com previsto o presidente Rafael Correa conquistou a reeleição no instável Equador, ganhando no primeiro turno uma maioria contundente, e a partir desta segunda tem pela frente o objetivo de cumprir suas promessas socialistas em meio a uma grave crise econômica mundial que atingiu também seu pequeno país andino.

Com 70,36 por cento dos votos apurados, o presidente de esquerda obteve 51,72 por cento dos votos, com vantagem de 23,74 pontos sobre o ex- presidente Lucio Gutiérrez.

O fato de ter obtido mais de 40 por cento dos votos e de ter uma vantagem de mais de 14 pontos percentuais sobre seu rival mais próximo evita que Correa tenha que enfrentar um segundo turno eleitoral.

O governante esquerdista de 46 anos qualificou sua vitória como "a mais esplendorosa" dos últimos 50 anos no Equador.

Lucio Gutierrez, o maior opositor, por sua parte, denunciou no domingo irregularidades que teriam ocorrido na votação, mas admitiu que fará oposição firme ao governo.

Rafael Correa prometeu iniciar um novo ciclo político-econômico no país, aplicando a nova Constituição de viés socialista, que desde o ano passado o converteu no governante mais poderoso na história recente do Equador.

Com essa eleição Rafael está praticamente começando um país do zero, e tudo será feito daqui em diante, sob o seu comando, desde as lideranças do congresso aos escolhidos para a suprema corte, tudo dissolvido pela constituição.

Ainda não se sabe se o partido do presidente conseguiu a maioria na Assembléia Nacional, é muito provável que sim, que será necessária a Correa para que possa levar adiante reformas fundamentais para aumentar o poder do governo sobre a economia e seu controle maior sobre instituições como o Exército, os meios de comunicação e os tribunais.


Nenhum comentário: