25 de abr. de 2009

Jacob Zuma permanence presidente na África do Sul

Jacob Zuma permanence presidente na África do Sul
O Corrupto e controverso tirano da tribo Zulu, ganha a quarta eleição seguida

Foto:AP

Jacob Zuma comemorando a vitória

Fontes: GI, Sowetan, The Times, Ultima Hora 

Três dias após as eleições nacionais e provinciais, com todos os votos apurados, o partido chamado African National Congress (Congresso Nacional Africano) do agora presidente Jacob Gedlevihlekisa Zuma, de 67 anos, reuniram 65,9% dos votos e pela quarta vez consecutiva o partido que no passado libertou a Africa do apartheid (regime de segregação que separava negros e brancos dentro da sociedade) vai governar o país.

O ANC e o atual presidente Jacob Zuma, são mais conhecidos hoje, pelas denúncias de corrupção, foi o escolhido para governar o país bombardeado de problemas como violência, AIDS, desemprego e, é claro, muita corrupção.

Winnie Mandela, a ex-esposa de Nelson Mandela, parabeniza Zuma, como muita intimidade.
Criado em 1912, o partido tinha o objetivo de lutar pela opressão do governo branco. O movimento que reunia negros de todas as áreas cresceu até, no ano de 1920, ganhar características militantes e, em 1994, finalmente, chegar ao poder na África do Sul.

A pressão internacional e a luta de grupos ativistas antiapartheid, especialmente, a luta do próprio ANC, colocaram fim ao regime no ano de 1990. A transição durou quatro anos quando, oficialmente, Nelson Mandela tornou-se presidente, dando início a uma nova era para o país, governado até então pela população branca.

Foto: Reuters

Enquanto, no momento, grande parte da população de eleitores comemora a vitória do líder zulu, alguns temem o que pode ser feito à democracia sul-africana. Com vitória nessas eleições, o ANC fortifica o poder garantindo o reinado de duas décadas.

Zuma estará, a princípio, até 2014 na presidência totalizando 20 anos de monopólio do partido. Segundo o advogado Paul Hofman, que trabalhou na investigação do acordo de armas (no qual Zuma foi um dos principais beneficiados com subornos), o maior problema do ANC no poder não é a corrupção, mas o que o próximo presidente pode fazer com a Constituição.

No início do mês, Zuma declarou em entrevista ao jornal “Mercury” que pretende rever o status do Tribunal Constitucional porque os juízes eram bem capazes de cometer erros.

Ninguém acredita que Zuma não vá mexer nas leis do país, no caminho de um poder absoluto e tribal.

Prevenindo AIDS com uma ducha


Charge de Jonhatan Shapiro, o artista sul africano que já foi processado por Zuma

Zuma foi julgado por estupro em 2006 e se defendeu como Zulu, dizendo que fez sexo com a mulher porque ela estaria o provocando com trajes inadequados. Como ele é um exímio representante da cultura zulu cumpriu o seu papel de um homem viril e fez sexo sim com a mulher. Ele disse que o sexo foi consensual, a vítima de 31 anos e soro-positivo, contou que sofreu um estupro terrível.

Questionado sobre o uso do preservativo, ele disse que não havia usado, porque para evitar o contágio ele:“toma uma ducha depois da relação sexual!”

A declaração caiu como uma bomba nas organizações de combate à Aids no país que se esforçam para minimizar a epidemia que se alastra por 12% da população baixando a expectativa de vida para 51 anos.


Quem será a Primeira Dama?

Foto: Reuters

Jacob Zuma faz a dança tradicional Zulu, na cerimônia de casamento com a sua quarta esposa, Nompumelelo Ntuli, em KwaZulu-Natal terra natal.

Um dos grandes problemas domésticos enfrentado pelo novo presidente é escolher a futura primeira dama, pois Jacob Zuma tem uma série de mulheres e esposas e 16 filhos. A lei determina que só uma delas pode ser a esposa oficial, imagine o tamanho da encrenca!

Os cronistas sociais locais ficam buscando sintomas de prestígio dessa ou daquela, para ver se advinham à indicação. Todos têm apostado as fichas na mais recente de todas, Nompumelelo Ntuli, de 34 anos.

Foto: Arquivo

As esposas de Zuma: 1ª- Sizakele, conhecida também como MaKumalo, 2ª. Nkosazana Dlamini Zuma, 3ª Kate Zuma, 4ª - Nompumelelo Ntuli 5ª - Thobeka Mabhija

Zuma, casou pelo menos quatro vezes, mas atualmente só está com Ntuli e com Sizakele Khumalo, que desposou em 1973.

Das outras duas que lhe foram conhecidas, Kate Mantsho Zuma suicidou-se no ano 2000 e Nkosazana Dlamini Zuma, ministra dos Negócios Estrangeiros, divorciou-se em 1998, mas continua a ser uma colaboradora e admite-se que possa continuar à frente da diplomacia quando se formar um novo gabinete.

A lei sul-africana reconhece os casamentos tradicionais e a vida em poligamia.


Nenhum comentário: