31 de ago. de 2009

O blog do Lula ameaça a Blogosfera

O blog do Lula ameaça a Blogosfera
Profeticamente, asseveramos que a instalação do blog presidencial vai gerar filhotes, criar bolsões de cabides de emprego, corrupção, brigas partidárias e aumento das despesas públicas


Uma das versões do visual do novíssimo Blog do Planalto

Fontes: Estadão, Josias de Souza , Último Segundo

Não dá mais para fugir da grande ameaça blogueira, Josias de Souza disse há algum tempo, que vai perder leitores, minha amiga Ana Maria Cordovil, no seu Entre Nós, noticiou preocupada, outros debocharam e desacreditaram, mas o Blog do Noblat confirmou com todas as letras: o “Blog de lula entra no ar hoje”

Insinua-se que o presidente estaria imitando o colega americano Barack Obama, que na campanha, usou a web para aproximar-se do eleitor jovem. Depois de eleito continuou no ar com o blog da transição e hoje está assentado no portal da Casa Branca, porque blogueiro, depois de fisgado, leva o seu blog para onde vai.


Blog do Obama no site da Casa Branca

Lula não quer admitir que recebeu inspiração direta do Democrata César Maia, que já era um político blogueiro, bem antes que Obama sequer tivesse pensado em se candidatar. E até foi muito criticado pelos petistas por ter um blog.

Não são poucos os blogueiros políticos precedentes da era Obama: o blog do Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irão está na web antes de ter começado a fabricar a bomba atômica e de torturar opositores, é escrito em quatro idiomas, inglês, francês e mais duas línguas árabes e muda até de cor para agradar o leitor, como o de Lula, mas foi desprezado pelo dono, que não mais o atualizou desde fins de 2007.

Gordon Brown, o primeiro-ministro britânico, aquele de olhos azuis, também dá as suas blogadas tal qual o presidente francês Nicolas Sarkozy, que difarça-se num blog não oficial, para se autoelogiar.

Por aqui, entre os partidos temos o pioneiro Blog Democrata que tem entre outras a virtude de citar “thepassiranews” de quando em quando.

Há ainda o Twitter do Mercadante, também conhecido como o “irrevogável”, que não tem nem a metade do charme do Twitter do Schwarzenegger Governador da Califórnia.

Esse Blog de Lula, não é uma boa noticia, veio para turvar e desvirtuar a Blogosfera aumentano os custos do serviço público.

A página hospedada na Dataprev, que dará suporte técnico às informações tratadas pelo governo, logo de cara contratou cinco novos funcionários, que estão gerando o monstrengo: o coordenador Jorge Cordeiro (ex-Globo, JB); os redatores Daniel Carvalho (ex-Global Voz) e Mayana Diniz (da equipe do Planalto); o programador Marcos Machado; e o webdesigner Daniel Pádua (ex-EBC).

Esse pessoal já está trabalhando, e ganhando por conta, há dois meses, moldando como será o modelo do Blog. Vão ter que fingir que é Lula que está escrevendo, por isso, exercitaram-se para digitar com 19 dedos.


Segundo visual do Blog do Planalto

Profetizamos que depois esse blog vai evoluir para uma secretaria especial com status de ministério, ou pelo menos, uma estatal: a BLOGBRAS.

Com o Blog do Lula lançado haverá uma correira dos outros poderes da Repúblia em acompanhá-lo. Saney já lançou o seu e Gilmar Mendes não tardará em ocupar seu espaço na blogsfera.

Como os trinta e tantos ministérios, centenas de estatais, secretarias e superintendência, seguindo a febre blogueira, não é dificil imaginar, que vão criar mais cargos de confiança para acomodar os blogueiros, os moderadores de blog, os webdesigners e supervisores.

A conseqüência seguinte serão construções de anexos. Uma nova esplanada dos blogs ou até uma nova Brasília, em formato de @, deverá surgira em algum lugar no planalto.

Em pouco tempo a febre dos blogs alcançará os Poderes executivos, legislativos e judiciários estaduais e municipais. Haverá tantos blogs no país quanto celulares, e olhe que há cidade brasileira onde há mais celulares que habitantes.

Não tardará em se questionar se o presidente pode usar o seu Blog quando em viagem ao exterior, ou tem que passá-lo ao seu vice.

Ao sair do cargo de Presidência da República, o presidente passará também a titularidade do Blog, informando, no ouvido do novo presidente, a senha secreta para publicar posts.

A febre vai se espalhar pelos vizinho latinos e em breve estaremos discutindo por que a Colômbia está aceitando ser base do Blog da Casa Branca.

Diante de toda essa parafernália blogueira não custa nada perguntar: quem vai ler essa blogada toda?

Um comentário:

Ana Maria disse...

Toinho,
Mas que deve estar concorrido, creio que está, porque não há meio de conseguir entrar na página.
Obrigada por sua menção ao Entre Nós, com link e tudo.
Você é um amigão!
Abraço,
Ana Maria