23 de ago. de 2009

Lula, o cocaleiro boliviano

Lula, o cocaleiro boliviano
O encontro de Lula ao presidente da Bolívia Evo Morales, em campanha pela reeleição, vira comício e apoio publico a produção da folha de coca, “um acinte” segundo o Blog de Reinaldo Azevedo

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Está foto de Lula com o colar de folha de coca é originária do portal da Presidência da República

Fontes: Blog do Reinaldo Azevedo, Agência Brasil, Foto 01, Foto 02

Na matéria do Estado de São Paulo sobre a visita de Lula a Bolívia para a assinatura de atos entre os dois governos, com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales, registra-se que o evento tornou-se um comício a favor da reeleição do boliviano, numa das maiores regiões produtoras de coca do planeta.

O que é uma imperdoável e até criminosa intromissão na política interna de um país vizinho, que já sofre limitações democráticas com perseguição criminosa e violenta aos opositores do índio protetor dos plantadores de coca e filhote do ditador venezuelano Hugo Chávez.

No texto do Estadão diz que “ no encontro, que reuniu cerca de 5 mil pessoas, Lula chegou a vestir rapidamente um colar feito de folhas de coca, produto tradicional das comunidades indígenas da Bolívia, considerada o país mais pobre da América do Sul.”

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Evo aproveitou a presença de Lula em seu reduto político, incrustado na selva, para demonstrar força e prestígio no momento em que busca se reeleger - haverá eleições presidenciais em outubro. O cenário escolhido, uma cidade de 2.500 habitantes, fica na região de Chapare, conhecida pelo refino e pela "exportação" de cocaína, especialmente para o Brasil, principal mercado consumidor, segundo autoridades bolivianas. A Bolívia é a terceira maior produtora mundial de cocaína, atrás de Colômbia e Peru.

Lula foi recebido com festa na região. Em carreata fizeram o trajeto de 30 km da Base Aérea de Chimoré, onde desembarcou, até Villa Tunari, tomado por bolivianos que seguravam as bandeiras brasileira e boliviana. Alguns também abanavam a bandeira whipala, que representa os índios da região andina.


Nenhum comentário: