22 de ago. de 2009

Líbia diz que Londres trocou terrorista por petróleo

Líbia diz que Londres trocou terrorista por petróleo
O terrorista líbio Megrahi teria sido libertado como parte de um vantajoso acordo comercial petrolífero entre os governos ingleses e líbios

Foto: AP

O terrorista Megrahi chega a Trípole em companhia de Seif al-Islam, filho de Kadafi, uma multidão o esperava para saudá-lo como herói

Fontes: The New York Times, Daily Mail, O Globo, AFP, The Times, BBC Brasil

Aumentou a indignação internacional, contra as autoridades britânicas, ao se tornar público que a libertação do “terrorista de Lockerbie”, o líbio Abdel Baset-Megrahi, poderia fazer parte de um escuso acordo petrolífero entre o governo inglês e a Líbia.

O jornal Daily Mail noticiou em forma de denunciou neste sábado uma "semana da vergonha" para os dirigentes britânicos.

“Em todos os contratos comerciais, de petróleo e de gás com a Grã-Bretanha, Megrahi sempre foi um elemento das negociações", afirmou Seif al-Islam, um dos filhos do coronel Kadafi, em entrevista divulgada na noite de sexta-feira por seu canal de TV, Al-Muntawasset.

O governo britânico desmentiu imediatamente. "Não existe nenhum acordo" neste sentido, garantiu um porta-voz do primeiro-ministro Gordon Brown, questionado pela AFP.

Foto: Manoocher Deghati/AFP/Getty Images

o terrorista, Megrahi, escoltado por dois agentes de segurança, na época de sua prisão em 1992

O líbio Abdelbaset Ali al-Megrahi, de 57 anos, é um ex-agente da inteligência líbia condenado à prisão perpétua, por ter participado do ataque a bomba contra o voo 103 da Pan American, que explodiu matando todos os 259 passageiros e tripulantes (189 deles americanos), assim como 11 pessoas no solo, em Lockerbie, a cidade de fronteira escocesa onde caíram os destroços do avião.

Megrahi estava cumprindo pena de prisão perpétua, com um mínimo de 27 anos, em uma prisão a oeste de Glasgow. Foi libertado sob a desculpa de questões humanitárias, já que teria câncer na próstata em estágio terminal, o que começa a ser questionado como completamente verdadeiro.

Foto: Reuters

Em Lockerbie policiais britânicos conduzem o corpo de uma das 270 vítimas do terrorista

O diretor do FBI, a polícia federal americana, Robert Mueller, que foi o advogado do departamento de Justiça americano que liderou a investigação do atentado, em 1988, fez duras críticas ao secretário de Justiça escocês, Kenny MacAskill, disse que a decisão “faz piada com a justiça” e dá conforto a terroristas ao redor do mundo.

A crescente sensação de desconforto do primeiro ministro inglês intensificaram hoje, depois de Kadafi elogiou o "meu amigo" Gordon Brown e o Governo Britânico para o seu papel na garantia da liberdade de Megrahi.

“Aos meus amigos, na Escócia, o Partido Nacional Escocês, e o primeiro-ministro escocês, e o secretário de Relações Exteriores, eu elogio a sua coragem, por ter provado a sua independência na tomada de decisão, apesar das pressões inaceitáveis e irracionais que enfrentavam. Não obstante, tomou esta corajosa decisão certa e humanitária", disse ele criando problemas instantâneos para todo o mundo.

Fotos: Reuters

Além da multidão o líbio terrorista foi recebido no aeroporto pelo próprio coronel Muammar Kadafi, não foi bem a recepção discreta sugerida por Londres

Gordon Brown já havia sido puxado para o centro do furacão, quando se descobriu que o coronel Kadafi havia pedido seu empenho pessoal para um regresso do seu “terroristazinho”. O primeiro-ministro escreveu ao líder líbio pedindo-lhe que “agisse com sensibilidade” e discrição. Em vez disso, o terrorista Megrahi foi dado recebido em Tripolí, como um herói, em cenas descritas na pelo presidente Barack Obama como "altamente censurável".

Foto: AP

A cratera provocada pelo queda do avião da Pan American, na simpática cidadezinha escocesa de Lockerbie

COMENTÁRIO: O líder líbio, coronel Muammar Kadafi, que pode ser tudo menos ingênuo, no poder desde 1969, sabia que as comemorações com o retorno de um terrorista ao seu país iam provocar protestos das famílias das vítimas, dos americanos e da comunidade internacional e está se lixando para isso.

Para ele o importante é o prestígio interno demonstrando que prestigia até as últimas conseqüências os membros da inteligência Líbia que brincaram de terroristas internacionais, nos anos 80, ao redor do mundo.

O estranho mesmo são os elogios que Kadafi faz as autoridades britânicas, a Tony Blair, Gordon Brown e até a Rainha Elizabeth, quando comenta a libertação de Megrahi. Ele sabe que seus agradecimentos são dispensados e afetam o prestígio e a popularidade dos mencionados junto a comunidade internacional, principalmente junto aos americanos e ao público interno inglês.

Há uma possibilidade real de Muammar Kadafi estar se vingando dessas pessoas, por ter durante todos esses anos, ter ouvido deles negativas ao tentar libertar Abdel Baset-Megrahi. Agora, aproveitando a soltura do prisioneiro por motivos humanitário, sem que se ouvissem os seus apelos, resolveu inventar a história do acordo para deixar em maus lençóis os líderes britânicos e de quebra ganhar prestígio dentro de casa.

Kadafi é bem capaz disso.

Foto: AP

Familiares visitam o memorial em homenagem as vítimas, com o nome de todas os mortos no ato terrorista, no local do acidente em Lockerbie


Nenhum comentário: